Hospital Jean Bitar recebe selo de qualidade da AMIB

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA), foi certificada este mês com o Selo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), por funcionar de acordo com critérios de segurança e qualidade RDC 7 da Anvisa.

A Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da Anvisa, que aprova os requisitos para funcionamento de UTIs, públicas, privadas, filantrópicas, civis ou militares, tem como objetivo principal estabelecer padrões de funcionamento dessas unidades, reduzindo riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente.

O Selo AMIB é conferido também, aos hospitais que possuem UTIs participantes do Sistema Epimed Monitor, que é um grande banco de dados de pacientes críticos, o maior do tipo no mundo, com informações sobre a epidemiologia das Unidades de Terapias Intensivas. O HJB é um dos participantes, juntamente com mais 800 UTIs, que por meio de índices prognósticos, consegue avaliar o desempenho dessas Unidades.

Segundo a Responsável Técnica, Leila Rezegue, “a gestão de indicadores na UTI propicia alta performance, com utilização de leitos de maneira apropriada, beneficiando um maior número de usuários”. O selo significa também, maior resolutividade do atendimento, gerada pelo aumento da rotatividade de leitos, em função do padrão de qualidade e segurança alcançado.

Para o diretor Administrativo Rodrigo Fröhlich, o certificado é fruto do trabalho focado na segurança do paciente, que confere melhoria aos serviços ofertados no hospital. “Receber tal certificação é reflexo do trabalho voltado para a qualidade e segurança de nossos pacientes. Trabalhar com dados confiáveis torna a tomada de decisão uma tarefa menos difícil. Parabéns a toda equipe”, reconheceu o diretor.

O HJB oferece assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 70 leitos, o hospital é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia. Para atendimento no hospital é necessário o encaminhamento, por meio da Central de Regulação do Estado. O HJB está localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

(Por Joelza Silva).