Hospital Geral de Tailândia oferece 400 exames de mamografia para cinco municípios da região em Outubro Rosa

(23/10/2020) – O Hospital Geral de Tailândia (PA) está ofertando 400 mamografias até o fim do mês, para pacientes da chamada mesorregião nordeste do Pará (Tailândia, Moju, Acará, Goianésia e Tomé-Açu). A ação faz parte do movimento Outubro Rosa, com o tema ‘Autocuidado: Todos juntos na conscientização do Câncer de Mama’. Os procedimentos, referentes à campanha, poderão ser agendados até dezembro.

De acordo com a coordenadora do Centro Cirúrgico, Emanuelle Campiollo, os exames já estão disponíveis para mulheres com a idade entre os 50 e 69 anos, mas a gestão do hospital expandiu esse serviço, neste mês, às usuárias partir dos 40 anos de idade.

Com o tema ‘Autocuidado: Todos juntos na conscientização do Câncer de Mama’, as ações de educação em saúde no HGT estão sendo realizadas, por meio de palestras e distribuição de material educativo para colaboradoras, usuárias e acompanhantes com o objetivo de combater a doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Durante as palestras diárias, Emanuelle Campiollo, faz questão de ressaltar que o câncer de mama são células anormais, que vão se multiplicando e formam o tumor. “Por isso, o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença. Daí a importância das visitas periódicas ao médico, principalmente, se notar um carocinho, uma mancha, o que pode ser um nódulo. O mais indicado é procurar logo uma unidade de saúde”, observou ao informar que os homens também têm possibilidades de desenvolver câncer de mana, embora esses casos representam 1%.

Referência na assistência de média complexidade, em 2019 o HGT realizou 1.174 exames de mamografia. Já este ano, com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve significativa redução de procura pelo procedimento diagnóstico: 473, até setembro.

“Este mês, símbolo do combate e prevenção ao câncer de mama, a procura pela mamografia ainda está baixa. Por isso, queremos convidar às mulheres a partir de 40 anos, além das pessoas com a percepção de alguma alteração, para fazer seu cadastro para realização do exame no HGT. Isso é prevenção. Isso é mais saúde”, comentou a enfermeira. Os exames de mamografia, referente ao Outubro Rosa, serão agendados até dezembro de 2020.

Ela adianta ainda que, pacientes com resultado de alteração no exame da mamografia , serão encaminhados para consulta com mastologista em Belém, graças parceria com a Sespa.

Estrutura – Com 52 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

(Com informações da Ass. Imprensa).