Hospital Papa Francisco realiza mais de 100 exames em mutirão da saúde das mulheres do Ministério da Saúde

O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco (Pinhais/PR), 90 leitos, administrado desde 2025, participou em 21 e 22 de março do Mutirão da Saúde das Mulheres, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais em parceria com o hospital. A ação integrou o Programa Agora Tem Especialista, do Ministério da Saúde, e teve como principal objetivo ampliar o acesso a exames especializados, reforçando o compromisso do hospital com a assistência qualificada e humanizada.

Durante o fim de semana, a estrutura do hospital foi mobilizada para a realização de exames de tomografia computadorizada e ultrassonografia ortopédica e ginecológica. Ao todo, foram agendados 119 exames, proporcionando mais agilidade no diagnóstico e contribuindo diretamente para a qualidade de vida das mulheres atendidas.

Integração com o Ministério da Saúde

No primeiro dia do mutirão, 21 de março, o Hospital Papa Francisco recebeu a visita de Mariângela Galvão, representando o Ministério da Saúde. Durante a agenda, a secretária de vigilância em saúde e ambiental da pasta no Paraná conheceu a estrutura da unidade, acompanhou de perto os atendimentos e participou de reunião com autoridades municipais e representantes da gestão hospitalar.

O encontro contou com a presença da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, da secretária municipal de Saúde, Adriane Jorge, da secretária de Governo, Ana Paula Mendes, além de equipes técnicas e diretivas envolvidas na organização da ação.

Na ocasião, foi realizado ainda um link ao vivo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou simultaneamente as ações do mutirão em diferentes regiões do país. Durante a transmissão, a prefeita convidou o ministro a conhecer o Hospital Papa Francisco em uma próxima agenda no Paraná.

A realização do mutirão e a presença de representantes do Ministério da Saúde reforçam o papel estratégico do Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco na rede pública, evidenciando sua capacidade de atendimento, sua infraestrutura moderna e o compromisso contínuo com a ampliação do acesso ao SUS para a população de Pinhais.

A iniciativa teve impacto imediato na saúde das pacientes. A cuidadora Rozeli Gonçalves dos Santos, 62 anos, realizou tomografia da coluna após encaminhamento recente pela Unidade de Saúde da Família. Diagnosticada com fibromialgia há mais de 30 anos, ela destacou a rapidez do atendimento. “Achei o mutirão muito bom porque meu exame saiu muito rápido. Gostei muito”, afirmou.

Já a auxiliar de cozinha Karina Lanhoso Kossar, 43 anos, realizou uma ultrassonografia ortopédica no pé, solicitada em novembro de 2025. Ela ressaltou a importância da oferta local dos exames. “Achei muito bom ter este exame aqui no hospital, perto de casa, porque em outras vezes precisei sair da cidade. Já fui encaminhada para Campo Largo, mas é muito longe. Espero que tenham mais ações como estas para que ofertem mais exames para a população aqui no hospital novo”, relatou.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMPF).