Hospital Público do Marajó desenvolve campanha para melhoria da saúde emocional de sua equipe durante pandemia

(12/6/2020) – O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves (PA), criou a campanha ‘Com Sua Mente em Paz, Você Pode Mais’, com objetivo de prestar assistência psicológica aos empregados da unidade. O projeto foi necessário em função da pressão ocasionada pela pandemia. Estão sendo realizados atendimentos aos empregados de segunda a sexta-feira.

Para o enfermeiro Jader Aguiar, a implantação do projeto na está sendo muito necessário, principalmente, neste momento de pandemia que o mundo está vivenciando. ‘’Estamos passando por um momento em que muitos nunca imaginaram viver na sua vida, tanto de afastamento familiar, medos e anseios”, disse, ao destacar a importância desse olhar mais sensível para a compreensão que de os profissionais de saúde precisam estar bem, para prestar assistência aos usuários. ‘’Muitas das vezes precisamos colocar nossas ideias no lugar, chorar, desabafar, precisamos de alguma forma nos reestruturar à frente dessa novidade que estamos vivendo. Esse projeto é maravilhoso’’, ressaltou.

A psicóloga do HRPM, Fabrina Galúcio, idealizadora do projeto, informa que ele foi criado junto com a direção, a partir da necessidade que percebeu dos colaboradores no retorno para a suas atividades, no afastamento e no enfrentamento da Covid-19. ‘’Quando percebemos que o estado emocional dos nossos profissionais estava muito comprometido, isso nos preocupou, pois muitas vezes, essa condição emocional impossibilita a qualidade de vida, e poderia interferir na qualidade do atendimento aos nossos usuários’’, destacou Fabrina. O HRPM contratou recentemente mais um profissional da área, o psicólogo Camilo Gonçalves, para reforçar a equipe do setor.