Hospital Público dos Caetés aprimora processos internos e alcança marca de 273 cirurgias em 30 dias

(27/7/2021) – O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema / PA) registrou 273 procedimentos cirúrgicos em 30 dias, marca que ainda não tinha sido atingida desde a inauguração da unidade, em 2019. De janeiro a junho, foram realizadas 1.324 cirurgias pela equipe do HRPC. Até a primeira quinzena de julho, mais de 100 procedimentos cirúrgicos já foram efetivados. O INDSH assumiu a gestão da unidade em abril deste ano.

Os indicadores foram obridos graças à reorganização de processos internos e um conjunto de ações para otimizar a eficiência assistencial; De acordo com Samara Freitas, gerente Assistencial do hospital, entre as estratégias destaca-se o retorno das consultas ambulatoriais eletivas, que gerou uma importante agenda cirúrgica. “Com isso, realizamos uma média de nove cirurgias/dia, incluindo as urgências e eletivas”.

Entre os usuários beneficiados pelo processo de gestão assistencial, está a aposentada Alice Ferreira Braga, 64 anos, que esteve internada há 22 dias, e hoje comemora o sucesso de seu procedimento cirúrgico de alta complexidade, realizado pela equipe multiprofissional do Hospital. Residente no município de Santarém Novo, distante mais de 50 Km  de Capanema, a aposentada teve alta clínica, ontem (22), e voltou para a casa dela, agradecendo a todos. “Só tenho gratidão pelo atendimento recebido. Achei uma maravilha. A equipe cuidou muito bem de mim. Aqui me sinto segura e tenho fé. A equipe está de parabéns”, ressaltou Alice Ferreira.

A unidade presta assistência médica de ponta nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia e medicina intensiva. Conta ainda com equipamentos modernos em todos os seus setores, como tomógrafo de 16 canais, mamógrafo digital, raios-x, aparelho de ultrassom, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, além de contar com laboratório próprio para realização de exames laboratoriais.

Os pacientes são procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu, mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões. Os usuários podem ter acesso à assistência no HRPC com encaminhamento via Central Estadual de Regulação da Sespa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPC e Agência Pará).