Hospital Regional amplia leitos e passa a atender casos de Covid na região da ilha do Marajó, no Pará

(18/3/2021) – O Hospital Regional Público do Marajó (Breves/PA) vai voltar a atender casos graves de Covid-19, com implantação de 13 leitos, sendo seis leitos clínicos e os demais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade atende pacientes de 15 cidades da região, além de Breves: Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, Soure, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Muaná, Ponta de Pedra, Afuá, Chaves e São Sebastião da Boa Vista.

O hospital deve continuar atendendo normalmente pacientes referenciados com politraumas e gestação de alto risco, além de eventuais procedimentos ambulatoriais já prestados.

Segundo a administração do hospital, a assistência a pacientes de Covid-19 não deve alterar a rotina. Uma ala reservada deve ser composta com equipe exclusiva para casos graves da doença, com 41 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

O secretário de Saúde do Pará, Romulo Carvalho, informou que durante a primeira onda da Covid-19, em 2020, a unidade foi um dos onze hospitais estaduais de referência ao combate da Covid-19 para assistência aos casos graves da região marajoara.

(Com informações da Ass. de Imprensa).