Hospital Regional amplia tempo de visita a pacientes internados

(Paragominas – 23/4/2019) – Para ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação e garantir o elo entre pacientes e familiares, o Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), deu início a um processo gradativo de ampliação do horário de visitas. A iniciativa, coordenada pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) do hospital, segue uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) que preconiza até 10 horas para as visitas hospitalares.

Antes, as visitas eram permitidas somente no período da tarde, sendo de uma hora nas clínicas médica e cirúrgica e de 30 minutos na Unidade de Terapia Intensiva (manhã e tarde). Com a visita ampliada, os pacientes da clínica médica e cirúrgica, agora, têm até três horas para receber familiares e amigos. Na UTI, esse tempo aumentou de 30 para 45 minutos, pela manhã e à tarde. Além disso, os pacientes também podem receber um total de seis visitantes diariamente.

Segundo o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, a intenção é que o tempo das visitas seja ampliado gradualmente à medida que as equipes vão se adequando ao novo formato. “A iniciativa vem ao encontro dos inúmeros projetos do Grupo de Trabalho de Humanização, proporcionando cada vez mais uma assistência de qualidade, com segurança e humanizada”, destaca. A visita ampliada é uma das formas para maior espaço de tempo e contato de pacientes e familiares.

Exemplos

Em visita ao esposo, internado após passar por uma cirurgia, M.G.S, 44, conta que foi informada da mudança na recepção do hospital e ficou aliviada com a notícia. “Isso é muito bom mesmo, vai ajudar muito quem vem de longe para visitar os parentes internados”, declarou.

Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), J.O.F., 50, acredita que a presença e o sentimento de cuidado e preocupação por parte da família ajudam na recuperação do paciente. “Dependendo da enfermidade da pessoa, quanto mais ela estiver junto da família, melhor ela vai se sentir, vai ficar mais feliz. Isso é ótimo! Estão de parabéns!”.

Novos horários de visita do HRPL

Clínicas Médica e Cirúrgica: Manhã: 11h às 12h / Tarde: 15h às 17h.

UTI: Manhã: 11h30 às 12h15 / Tarde: 17h30 às 18h15.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Por Mikaella Moraes