Hospital Regional de Paragominas retoma atendimentos de rotina, depois de redução por pandemia da Covid

(15/7/2020) – O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), referenciado para pacientes com Covid no Pará, vem retomando, de forma gradativa, a rotina original de atendimento, voltado à assistência de média e alta complexidade.

Desde março, a unidade vinha priorizando o atendimento aos infectados pelo novo coronavírus, além dos casos de urgência e emergência. Os serviços de rotina da unidade foram reduzidos por conta da pandemia, e os atendimentos passaram a seguir uma ordem de urgência e gravidade, para evitar a exposição dos usuários ao vírus. Nos últimos quatro meses, 226 pacientes diagnosticados com a Covid-19, estiveram internados no HRPL. Maio, foi o mês com maior número de admissões: 83 pacientes.

No final de junho, com a redução do número pacientes regulados pela Central de Regulação da Secretária Estadual de Saúde para o Regional de Paragominas, a direção do hospital deu início às readaptações para voltar à normalidade dos atendimentos. Dos 14 leitos clínicos destinados aos pacientes com Covid-19, em estado leve ou moderado, apenas oito estão compondo a ala de Covid, e destes, apenas quatro se encontram ocupados (até o fechamento da matéria).

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apesar de mantidos os 14 leitos destinados à pacientes com coronavírus, em estado grave, a taxa de ocupação se mantém em torno de 85%.

(Com informações da Ass. Imprensa do HRPL).