Hospital Regional de Paragominas retoma atendimentos de rotina, depois de redução por pandemia da Covid

Hospital Regional de Paragominas retoma atendimentos de rotina, depois de redução por pandemia da Covid

(15/7/2020) – O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), referenciado para pacientes com Covid no Pará, vem retomando, de forma gradativa, a rotina original de atendimento, voltado à assistência de média e alta complexidade.

Desde março, a unidade vinha priorizando o atendimento aos infectados pelo novo coronavírus, além dos casos de urgência e emergência. Os serviços de rotina da unidade foram reduzidos por conta da pandemia, e os atendimentos passaram a seguir uma ordem de urgência e gravidade, para evitar a exposição dos usuários ao vírus. Nos últimos quatro meses, 226 pacientes diagnosticados com a Covid-19, estiveram internados no HRPL. Maio, foi o mês com maior número de admissões: 83 pacientes.

No final de junho, com a redução do número pacientes regulados pela Central de Regulação da Secretária Estadual de Saúde para o Regional de Paragominas, a direção do hospital deu início às readaptações para voltar à normalidade dos atendimentos. Dos 14 leitos clínicos destinados aos pacientes com Covid-19, em estado leve ou moderado, apenas oito estão compondo a ala de Covid, e destes, apenas quatro se encontram ocupados (até o fechamento da matéria).

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apesar de mantidos os 14 leitos destinados à pacientes com coronavírus, em estado grave, a taxa de ocupação se mantém em torno de 85%.

(Com informações da Ass. Imprensa do HRPL).