Hospital Regional do Leste, em Paragominas, se insere em seleto grupo de hospitais do SUS com Acreditação Plena Nível 2

(17/3/2020) – O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), administrado pelo INDSH, conquistou em março o certificado de Acreditação Plena Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista insere o HRPL em um seleto grupo de hospitais, que atendem exclusivamente pelo SUS, a obterem a certificação plena de nível 2.

O processo de certificação do HRPL foi iniciado em 2017, com a implementação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), com a proposta de desenvolver educação continuada sobre as recomendações, ferramentas, técnicas, linhas de processos preconizado pela ONA. A certificação ONA 1 se deu em 2018.

A certificação é o reconhecimento de que a instituição atende a dois critérios importantes na assistência: a efetiva aplicação dos padrões de qualidade e segurança na assistência ao usuário, e o desenvolvimento dos processos assistenciais de forma integrada, com plena comunicação, o que impacta diretamente na melhoria contínua do atendimento.

“A certificação é o reconhecimento da promoção da segurança do paciente e na melhoria contínua dos processos de trabalho”, enfatizou Carolina Borges, coordenadora do NQSP. “Significa redução de danos desnecessários à saúde e aprimoramento do desenvolvimento de práticas seguras e integradas de forma a favorecer a satisfação do usuário”, completou.

Para o diretor executivo, Marcelo Azevedo, a certificação do HRPL como Acreditado Pleno – ONA 2 significa um avanço importantíssimo na qualidade dos serviços ofertados na unidade, onde são garantidos processos e protocolos com segurança para todos, sejam usuários, acompanhantes, médicos, fornecedores, entre outros, permitindo uma assistência com qualidade, buscando sempre a melhoria contínua dos processos.

(Com informações da Ass. Imprensa HRPL / Ag. Pará).