Hospital Regional do Leste, em Paragominas (PA), celebra aniversário com mais de 200 mil atendimentos realizados no ano

Hospital Regional do Leste, em Paragominas (PA), celebra aniversário com mais de 200 mil atendimentos realizados no ano

(6/8/2019) O aniversário de cinco anos do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, foi comemorado na manhã de sexta-feira (2) junto a colaboradores, usuários e acompanhantes. O evento, coordenado pelo Grupo de Trabalho e Humanização, resgatou um pouco da história da unidade de saúde do Estado e celebrou os mais de 200 mil atendimentos realizados no primeiro semestre de 2019.

O hospital contabilizou, de janeiro a junho deste ano, 9.823 consultas ambulatoriais, 63.263 exames, 1.090 cirurgias, 173 transfusões de sangue, 1.341 internações, 1.672 atendimentos de urgência e emergência, entre outros serviços como, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento psicossocial, nutricional e fonoaudiólogo.

Com assistência de média e alta complexidade, a unidade cumpre o seu papel dentro da regionalização da saúde do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), ao oferecer atendimento seguro e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios paraenses.

Internada há três dias devido a um procedimento cirúrgico no fêmur, Agnete Alves, 38, aprova o atendimento e os serviços recebidos, respaldando o índice de 99,49% de satisfação dos usuários.

“Meu esposo sofreu um acidente de moto, veio pra cá e foi muito bem atendido. Ano passado, meu pai teve um problema muito grave e ficou 12 dias internado na UTI. E agora sou que tô aqui, entre idas e vindas, desde 16 de maio, e tô sendo muito bem tratada. Aqui, do porteiro ao médico todos cuidam da gente muito bem, só tenho a agradecer”, ressalta.

Dalva Maria de Cristo, 44, é técnica de enfermagem do hospital de Paragominas e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Contratada em 2014, ela, que é uma das colaboradoras mais antigas, falou em nomes dos colegas no evento de sexta.

“Esse hospital mudou a minha vida e tem mudado a de muitas pessoas. É uma enorme satisfação trabalhar aqui! Eu agradeço a Deus pela oportunidade que me deu e deu à Paragominas de ter uma unidade como essa”, afirma.

Sem esconder a satisfação de comemorar mais um ano de gestão, o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, fala do orgulho de sua equipe em garantir uma assistência dentro dos princípios da ética, qualidade, segurança e humanização, com reflexo na avaliação dos usuários, com índice de satisfação do usuário de quase 100%.

“É muito gratificante constatarmos os avanços obtidos para a melhoria do atendimento aos nossos usuários, com a implementação do serviço de urgência e emergência em AVC, do serviço de oncologia e da certificação ONA 1 e GPTW (melhores empresas para se trabalhar)”, destacou o gestor ao ressaltar a importância de compartilhar esses resultados com a população. “Novos avanços virão em prol da melhoria da saúde dos usuários do SUS do leste do Pará”, adianta.

Hospital de Paragominas – A unidade, que é referência no Pará, como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC), passou a ser habilitada, desde o ano passado, a realizar cirurgias oncológicas para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago.

Assim como nas demais unidades regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados dos hospitais municipais/UPAs e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste.

Com 70 leitos, a unidade oferece clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral, oncologia, buco maxilo e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia, vascular e ginecologia.

Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte nas 24h.

Serviço:
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas.

(Por Mikaella Moraes).