Hospital Regional do Leste, em Paragominas (PA), celebra aniversário com mais de 200 mil atendimentos realizados no ano

(6/8/2019) O aniversário de cinco anos do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, foi comemorado na manhã de sexta-feira (2) junto a colaboradores, usuários e acompanhantes. O evento, coordenado pelo Grupo de Trabalho e Humanização, resgatou um pouco da história da unidade de saúde do Estado e celebrou os mais de 200 mil atendimentos realizados no primeiro semestre de 2019.

O hospital contabilizou, de janeiro a junho deste ano, 9.823 consultas ambulatoriais, 63.263 exames, 1.090 cirurgias, 173 transfusões de sangue, 1.341 internações, 1.672 atendimentos de urgência e emergência, entre outros serviços como, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento psicossocial, nutricional e fonoaudiólogo.

Com assistência de média e alta complexidade, a unidade cumpre o seu papel dentro da regionalização da saúde do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), ao oferecer atendimento seguro e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios paraenses.

Internada há três dias devido a um procedimento cirúrgico no fêmur, Agnete Alves, 38, aprova o atendimento e os serviços recebidos, respaldando o índice de 99,49% de satisfação dos usuários.

“Meu esposo sofreu um acidente de moto, veio pra cá e foi muito bem atendido. Ano passado, meu pai teve um problema muito grave e ficou 12 dias internado na UTI. E agora sou que tô aqui, entre idas e vindas, desde 16 de maio, e tô sendo muito bem tratada. Aqui, do porteiro ao médico todos cuidam da gente muito bem, só tenho a agradecer”, ressalta.

Dalva Maria de Cristo, 44, é técnica de enfermagem do hospital de Paragominas e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Contratada em 2014, ela, que é uma das colaboradoras mais antigas, falou em nomes dos colegas no evento de sexta.

“Esse hospital mudou a minha vida e tem mudado a de muitas pessoas. É uma enorme satisfação trabalhar aqui! Eu agradeço a Deus pela oportunidade que me deu e deu à Paragominas de ter uma unidade como essa”, afirma.

Sem esconder a satisfação de comemorar mais um ano de gestão, o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, fala do orgulho de sua equipe em garantir uma assistência dentro dos princípios da ética, qualidade, segurança e humanização, com reflexo na avaliação dos usuários, com índice de satisfação do usuário de quase 100%.

“É muito gratificante constatarmos os avanços obtidos para a melhoria do atendimento aos nossos usuários, com a implementação do serviço de urgência e emergência em AVC, do serviço de oncologia e da certificação ONA 1 e GPTW (melhores empresas para se trabalhar)”, destacou o gestor ao ressaltar a importância de compartilhar esses resultados com a população. “Novos avanços virão em prol da melhoria da saúde dos usuários do SUS do leste do Pará”, adianta.

Hospital de Paragominas – A unidade, que é referência no Pará, como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC), passou a ser habilitada, desde o ano passado, a realizar cirurgias oncológicas para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago.

Assim como nas demais unidades regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados dos hospitais municipais/UPAs e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste.

Com 70 leitos, a unidade oferece clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral, oncologia, buco maxilo e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia, vascular e ginecologia.

Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte nas 24h.

Serviço:
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas.

(Por Mikaella Moraes).