Hospital Regional do Marajó garante assistência segura e de qualidade a doenças raras, como Síndrome de Guillain-Barré

(16/3/2021) – Em janeiro deste ano, a professora Rosilene Paixão Rego Cardoso, 46 anos, residente da cidade de Anajás-PA, foi abalada pela notícia que sua filha, R.P.R.C, de apenas 10 anos, foi diagnosticada com a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza e paralisia muscular, podendo ser fatal.

Diante da gravidade do quadro de saúde, a criança  foi encaminhada, pelo sistema de regulação, para atendimento no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves (PA), que atua na região há mais de dez anos, com assistência de média e alta complexidade.

De acordo com a médica pediatra do HRPM, Cecília Noura, a doença é uma desordem imune e inflamatória do sistema nervoso periférico. ‘’Acontece mais frequentemente após uma infecção viral, ou bacteriana, respiratória ou gastrointestinal”, explica. “A doença pode ter uma apresentação grave, porém, de bom prognóstico. A maior preocupação é o enfraquecimento dos músculos respiratórios, comprometendo a respiração e deglutição, o que pode exigir suporte respiratório’’, disse a médica, informando que a SGB pode acometer qualquer faixa etária e sua incidência é de um a dois casos para cada 100 mil habitantes por ano.

Sem esconder a satisfação pelo atendimento recebido pela sua filha, a mãe agradeceu o atendimento humanizado. “Minha filha chegou aqui com uma doença que poucos conhecem, eu mesmo não conhecia. Desde quando chegamos na urgência fomos bem acolhidos, depois ela foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva, onde ela foi entubada, ficou respirando por aparelhos durante vários dias, mas graças a Deus, hoje, minha filha está de pé. Só tenho a agradecer essa equipe maravilhosa que tem aqui nesse hospital’’, ressaltou Rosilene.

Sintomas da doença – O sintoma preponderante da síndrome de Guillain-Barré é a fraqueza muscular progressiva e ascendente, acompanhada ou não de parestesias (alterações da sensibilidade, como coceira, queimação, dormência, etc.), que se manifesta inicialmente nas pernas e pode provocar perdas motoras e paralisia flácida. Com a evolução da doença, a fraqueza pode atingir o tronco, braços, pescoço e afetar os músculos da face, da orofaringe, da respiração e da deglutição.

Serviço– O HRPM é um órgão do governo do estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

(Com informações da Ass. de Imprensa)