Hospital Regional em Paragominas completa seis anos com mais de um milhão de atendimentos

(13/8/2020) – O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), está completando seis anos de fundação, com mais de um milhão de atendimentos nesse período. A unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios paraenses, com 1.050.836 atendimentos. Em números mais específicos:

  • 96.415 consultas ambulatoriais.
  • 890.038 exames.
  • 11.228 cirurgias.
  • 15.165 internações.
  • 1.725 transfusões de sangue.
  • 17.450 atendimentos

Referência em atendimento de urgência e emergência às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a unidade registrou 810 casos ao longo dos últimos seis anos. E em 2018, se tornou habilitada a realizar cirurgias oncológicas, aumentando o nível da complexidade das cirurgias no interior do Estado.

Com cerca de 3.000m² de área construída, o HRPL dispõe de 70 leitos (32 na Clínica Cirúrgica, 18 na Clínica Médica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva adulto), oferece clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral, oncologia, buco-maxilo-facial e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia, vascular e ginecologia.

Este ano, com o avanço da pandemia, no Estado, o HRPL foi referenciado para o atendimento aos pacientes da Covid -19, em estado grave. De março a julho de 2020, 213 pessoas deram entrada na unidade com os sintomas graves da doença.

Com a redução do índice de pacientes vítimas do coronavírus, percebida no final de junho, o hospital retomou, de forma gradativa, os atendimentos que haviam sido reduzidos por conta da pandemia.

“Fico feliz em poder ter participado da formatação e inauguração do HRPL e, hoje, passados seis anos, na função de diretor Executivo, poder comemorar números expressivos de produção (cirúrgica, laboratorial, de imagem, entre outros), e em conjunto com esta equipe maravilhosa, desejar parabéns ao HRPL pelos seus seis anos, ainda uma criança, mas com sabedoria e produção de um adulto”, declarou o diretor executivo do HRPL, Marcelo Azevedo.

Gestão por excelência – O HRPL possui certificação plena nivel 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo de certificação do HRPL foi iniciado em 2017, com a implementação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), com a proposta de desenvolver educação continuada sobre as recomendações, ferramentas, técnicas, linhas de processos preconizado pela ONA. Já no ano seguinte, 2018, o hospital conquistou a certificação ONA 1, e este ano, a Acreditação Plena Nível 2.