HPRC: 4.460 sessões de hemodiálise em seis meses, serviço ampliado e nova meta mensal

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema / PA) completa em fevereiro seis meses de funcionamento do serviço de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), com 4.460 sessões de pacientes externos entre setembro e janeiro deste ano. A partir de agora. a meta mensal é de 1.346 sessões. No total, são atendidos 103 pacientes fixos de várias cidades da região dos Caetés, encaminhados, via Central de Regulação, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Com 22 máquinas para hemodiálise, as sessões acontecem de segunda a sábado, em três turnos. Além das sessões, os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, formada por médico nefrologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, farmacêutico, enfermeiro e técnico de enfermagem. No total, são 38 profissionais trabalhando no Centro, incluindo recepcionistas, coordenação e Serviço de Higiene e Limpeza (SHL).

De acordo com o enfermeiro Renan Simôa, coordenador do setor de Hemodiálise, agora será inserido também o serviço de fisioterapia e fonoaudiologia aos usuários do serviço. “E também se o paciente precisar de outras especialidades existentes na unidade, também serão atendidos”, afirma. “Além dos atendimentos assistenciais, existem também ações que realizamos em datas comemorativas, natal, aniversariantes do mês, entre outras que estão em nossa programação”.

O coordenador falou também sobre a importância das campanhas de conscientização de doação de sangue e de órgãos, destacando a longa fila de pessoas precisando de um rim, por falta de doadores e compatibilidade para quem vai receber.  “A partir de critérios para o transplante de quem vai receber esse rim, hoje temos seis pacientes nossos cadastrados na central de leitos. E a cada dois meses eles fazem uma coleta chamada soroteca, cujo material vai para o Hemopa, onde é feito um estudo para ver a compatibilidade para um possível doador”, informou o profissional.

Evolução

Por meio da Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (Apac), é fornecido pelo SUS, gratuitamente, medicamentos que alto custo para esses pacientes usarem em seu tratamento no dia-a-dia. De acordo com a gerente Assistencial, Silvia Estela Lüthemeier, o serviço de hemodiálise tem causado impacto positivo na comunidade ao atender vários pacientes que antes se deslocavam para longe e que hoje estão vindo para HRPC. “A grande maioria dos pacientes já tem um vínculo conosco, com a equipe do hospital, pois estão aqui todas as semanas”. E que quanto maior esse vínculo, maior o conforto e qualidade de vida para o paciente e sua família”.

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPC).