HPS Delphina Aziz, em Manaus, faz parte de pesquisa clínica da Cloroquina para tratamento de pacientes por Covid-19

(25/3/2020) – Com o avanço da pandemia causada pelo SARS-CoV-2 no Brasil e no mundo, ainda sem um tratamento especifico definido, tem se aventado a possibilidade de algumas medicações agirem no tratamento do COVID-19.

O HPS Delphina Aziz é o hospital de referência do Estado para atendimento aos pacientes graves com infectador pelo Coronaviírus (SARS-CoV-2). Alguns estudos científicos têm demostrado a eficácia do uso da Cloroquina em diminuir a viremia em pacientes graves.

Contudo, estudos mais robustos precisam ser feitos para demostrar real eficácia. Baseado nessa necessidade de evidências cientificas que comprovem o benefício do uso da Cloroquina, foi elaborado um ensaio clinico para ser realizado no Amazonas.

Essa pesquisa clínica avaliará a eficácia da cloroquina, em associação com outros medicamentos, no combate ao Coronavírus, e será utilizada no tratamento de pacientes graves internados no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz (Manaus/AM).

A pesquisa foi autorizada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e será coordenada pela Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Cloroquina é usada no tratamento da malária, mas a substância passou a ser usada também no tratamento de doenças como artrite reumatoide e outras doenças autoimunes. Não há estudos que comprovem o uso da Cloroquina para prevenção da infecção pelo Coronavírus, que só deve ser prescrita sob orientação médica.

Até o momento três pacientes já foram incluídos no ensaio clinico e seguirão o tratamento com Cloroquina conforme o protocolo da pesquisa.

(Informações da Ass. Imprensa HPS Delphina Aziz).