HRPC conquista selo de cozinha sustentável

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema/PA) foi reconhecido nacionalmente pelo seu padrão de qualidade na produção de alimentação saudável, com a conquista do selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes / USP (FUPAM).

A certificação destaca os trabalhos sustentáveis na produção dos alimentos, garantindo, além da satisfação do usuário, a utilização de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção.

A unidade contou com apoio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND); Serviço de Higienização e Limpeza (SHL); Manutenção Hospitalar; e comissão Plano de Gerenciamento de Resíduos de serviço de Saúde (PGRSS); para implantar e desenvolver ações nos segmentos de água, ar, materiais de operação, resíduos e pessoal, para descartar o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente.

Itens como o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), temperos naturais e parceria direta com a Cooperativa Agricultura Familiar, associada à Secretaria de Agricultura do município de Capanema, utensílios adequados para produção das refeições e a realização de treinamentos sobre o reaproveitamento integral de alimentos, que foram alguns dos critérios avaliados pela empresa Green Kitchen, dedicada a consultoria operacional e implantação de programas de sustentabilidade para serviços de alimentação.

Para a coordenadora do SND, Larissa Silva da Silva, a conquista do selo evidencia o trabalho que a equipe vem desenvolvendo, no hospital ao longo do ano. “Todo o esforço está sendo recompensado com este reconhecimento. Ele nos dá credibilidade e traz êxito aos profissionais envolvidos no processo, destacando a adoção de boas práticas da unidade, como a segregação dos resíduos. Fazemos a seleção do resíduo orgânico, plástico e vidro em todos os setores do hospital”. É a primeira vez que a unidade conquista a aprovação, que atesta a qualidade e a sustentabilidade.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPC).