HRPC encerra Novembro Azul e registra cerca de 500 exames de PSA no ano

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema/PA) encerrou no dia 25 a programação do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. De janeiro até novembro foram realizados 490 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), usado para rastreamento da doença, além de 39 exames de ultrassonografia.

A programação da campanha foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que contou com palestras abertas sobre o tema, destinadas a usuários, acompanhantes e empregados.

Programação

A campanha do Novembro Azul foi lançada dia 5, com palestras na Recepção Central. Nos dias 18 e 19 foi realizada gincana especial para a equipe interna com a prática de exercícios físicos. Ainda no dia 19, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou uma abordagem aos usuários em espera da área da Recepção, para falar sobre a prevenção do câncer de próstata e sintomas. No dia 25 foi transmitida uma live para os empregados.

Segundo a enfermeira Wanessa Gaspar, coordenadora do GTH, a campanha serviu para alertar a população sobre a necessidade do rastreio do câncer de próstata, oferecendo várias palestras, inclusive com médico urologista. “Os cuidados não ficam apenas neste mês, mas durante o ano inteiro. Por isso é importante prevenir e se informar”.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPC).