HRPC estimula prática de exercício entre profissionais da unidade para boa saúde mental

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema/PA) aderiu à campanha nacional do Janeiro Branco, sobre saúde mental, que este ano tem como tema ‘A Vida pede Equilíbrio’, e realizou uma ação de estímulo à prática de exercício físico, para os profissionais da unidade, com a prática da ginástica laboral de forma rotineira. Objetivo é, além de melhorar a aptidão física, aumentar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral.

Para a gerente assistencial Silvia Estela Lüthemeier, a rotina do profissional da saúde em lidar com pacientes e familiares, que estão passando por momentos difíceis, pode acarretar em abalos psíquicos e emocionais. Estar com a saúde da mente em dia, ajuda o profissional a dar um atendimento mais seguro e humanizado ao usuário do serviço. “O paciente está no hospital não é por uma opção e, sim, por uma necessidade”, explica. “Ele saiu de casa, deixou os familiares, o trabalho e às vezes é quem leva a comida pra dentro de casa. É uma tensão muito grande e acaba passando para o colaborador e sobrecarregando-o. E, nesse momento, o exercício é muito importante para colocar a sua tensão para fora e conseguir relaxar”. Então ele consegue voltar para o usuário e manter o seu equilíbrio.””, conclui.

A ginástica laboral passará a ser prática corriqueira na unidade hospitalar, envolvendo os profissionais de todos os setores que puderem participar em um intervalo de dez minutos. Entre os funcionários que participaram da ginástica e destacaram os benefícios dos exercícios realizados está a psicóloga Amanda Monteiro: “Juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização, a gente sempre pensa nessas práticas que tiram o trabalhador de sua rotina. O exercício além de aumentar a disposição física, traz esse momento de lazer, bem estar e interação entre os profissionais”. E o Janeiro Branco vai muito além da saúde mental, pois nos traz uma reflexão para um novo ano, novas metas, novos hábitos, que ainda estão em branco para podermos escrever e trilhar para manter a nossa saúde mental”.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS, e funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3462.3051.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPC).