HRPC faz abordagem e promove palestras sobre violência contra a mulher para pacientes da unidade

HRPC faz abordagem e promove palestras sobre violência contra a mulher para pacientes da unidade

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema/PA) promoveu em agosto palestras aos pacientes sobre prevenção e enfretamento à violência contra a mulher. Foi distribuído um formulário de perguntas e respostas para identificar níveis de relacionamento abusivo. O evento foi organizado pela psicóloga Amanda Monteiro; e pelas assistentes sociais Kelen Queiroz e Sejane Martins.

HRPC: equipe responsável pela ação fez alerta sobre casos de feminicídios.

Durante a palestra foi abordado que muitas vezes os casos de violência acontecem no isolamento, onde a mulher fica submissa a algum tipo de violência, seja verbal ou físico, e por medo de denunciar, acabam sofrendo por muito tempo. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2021, os números de feminicídios aumentaram, mas os registros de violência doméstica caíram. Por isso é importante que esses assuntos sejam discutidos, para que mais pessoas sejam informadas para denunciar a  violência sofrida ou até mesmo denunciar casos de parentes e amigos.

No encerramento da palestra, os participantes tiveram o conhecimento dos diversos meios para denúncia e acolhimento das mulheres: Delegacia de Polícia Civil ou Delegacia Especializada de Atendimento as Mulheres, Defensoria Pública ou Defensoria Pública da Mulher, Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, CRAS/CREAS e telefones 180 ou 190.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPC).