HRPC muda regras, restringe acompanhantes e visitas por tempo indeterminado em prevenção à covid

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema / PA) suspendeu visitas e restringiu a presença de acompanhantes a pacientes internados, em função do aumento de casos de covid-19 nos últimos dias.

De acordo com o enfermeiro Rafael Inácio, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a presença de acompanhantes será autorizada somente a pacientes acima de 60 anos; pessoas com deficiência (PcD); menores de 18 anos; e pacientes que possuam sua autonomia prejudicada por conta de acidentes. “Neste último caso, a liberação será analisada pelo Serviço Social”, explica Rafael. “Aos que estiverem acompanhados durante a internação, a troca de acompanhante se dará uma vez ao dia, somente no horário de 18 h”, informou.

O coordenador disse ainda que os pacientes do Ambulatório também estarão incluídos na nova regra. “Só entrará acompanhado quem estiver no grupo de risco ou em caso de exames que necessitem de acompanhante”.

Segundo Rafael Inácio, os cuidados serão mantidos por tempo indeterminado, durante a situação epidemiológica atual. “A adoção dessas medidas são necessárias para evitar a transmissão do vírus na instituição, resguardar a segurança, a preservação da vida e restabelecer a plena saúde de nossos usuários”, acrescentou.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HRPC).