HRPC treina equipe sobre lesões por pressão

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema / PA) realizou nos dias 23 e 24 o treinamento ‘Nutrição na Prevenção da Lesão por Pressão em Paciente’, ministrado pela nutricionista Gisele Lima. No total foram 46 colaboradores da área assistencial que participaram do treinamento, dentre eles, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Entre os conceitos abordados no treinamento sobre a prevenção da lesão por pressão, mostrou-se os grupos de risco de desenvolver a lesão, estágios das lesões, dispositivos médicos que podem causar lesões, quais são os locais mais comuns que os pacientes desenvolvem lesão por pressão e como deve ser prevenida. Dando exemplos da mudança de decúbito, hidratação e alimentação adequada.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) ministrou o treinamento a fim de mostrar a importância de uma nutrição adequada a esses pacientes, que são acamados ou que tenham risco de desenvolver a lesão por pressão, focando na correção da desnutrição proteico calórica e a oferta adequada de macro e micronutrientes para atingir a meta de caloria desses pacientes, de acordo com a patologia ou risco apresentado. “A importância da união da equipe multiprofissional é fundamental, pois somente assim com a participação de todos os profissionais podemos prevenir a ocorrência da lesão por pressão”, disse a nutricionista Giselle Lima.

Os cuidados com os pacientes acamados devem ser redobrados, pois estes devido, muitas vezes, ao baixo nível de consciência, dependem muito dos profissionais da enfermagem para mudar de posição no leito, pois não podem ficar por muito tempo na mesma posição, já que isso pode ocasionar a lesões por pressão na pele desses pacientes.

Devido a isso, deve-se observar diariamente a pele desses pacientes, para que logo nos primeiros sinais de alteração da pele, seja este relacionado a cor, temperatura ou umidade, sendo identificados deve-se tomar medidas para a prevenir futura Lesão ou caso já esteja instalada, impedindo a progressão destas para estágios mais avançados de danos tissulares.

(Com informações das Assessoria de Imprensa do HRPC).