HRPC utiliza ‘hortoterapia’ na recuperação motora e emocional de pacientes

O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema / PA), que integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CGC), está utilizando a chamada ‘hortoterapia’ na recuperação de pacientes internados. A prática associa fisioterapia e nutrição, para que os pacientes assimilem novos conceitos ambientais em vivências inclusivas, melhorando a saúde mental, física, motora e nutricional.

A ação terapêutica, proporcionada pela equipe multiprofissional, associa ainda momentos de lazer no espaço da Horta Hospitalar suspensa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente a partir da não utilização de insumos agrícolas industrializados.

Espaço verde – “Optamos pelo espaço verde da horta, e começamos a trazer os pacientes para cá, proporcionando um momento terapêutico onde eles possam se desligar um pouco do ambiente de internação. Isso é de grande importância psicológica, motora e social”, ressaltou o fisioterapeuta João Vitor.

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CHC).