HRPL orienta acompanhantes sobre cuidados com os pacientes e defesa de direitos dos usuários

(5/5/2021) O Hospital Regional Público do Leste (Paragominas/PA) criou o Projeto ‘Orientação aos Acompanhantes’, com objetivo de orientar sobre os cuidados necessários com os pacientes, seus direitos, deveres, e normas e regras no ambiente hospitalar. Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o projeto está sob a coordenação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A iniciativa pretende contribuir com a Política Nacional de Humanização (PNH), ampliando a defesa dos direitos dos usuários. As ações do projeto, em encontros semanais entre o SAU e acompanhantes, consolidam um canal de comunicação para esclarecer dúvidas com vistas a alta programada do usuário.

Segundo a coordenadora do SAU, Iza Layana Galdino, o projeto tem um impacto positivo em relação aos atendimentos no HRPL, ao orientar sobre normas e regras. “Esse relacionamento estreito com o acompanhante nos ajuda muito a seguir de forma harmônica e eficiente o fluxo de atendimento e fluxo dos protocolos do hospital”, explica Iza. “Além disso, contribui com uma assistência mais humanizada e eficaz, além de um atendimento mais colaborativo entre o acompanhante e nossa equipe multiprofissional”.

De acordo com a acompanhante Maria Elide Sousa Oliveira, o projeto ajuda muito os acompanhantes por esclarecer dúvidas, repassar informações importantes e orientar sobre como melhorar o cuidado com o paciente. “O projeto tem nos conscientizado e nos auxiliado sobre como devemos cuidar melhor de nossos pacientes. Sem essas orientações, corremos o risco de fazer alguma coisa não compatível às regras do Hospital”, disse a acompanhante.

(Com informações da Assessoria de Imprensa).