HRPM aprimora fisioterapia com novo fluxo para pacientes pós-cirúrgicos e reduz deslocamento a outras cidades

O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA), 70 leitos, administrado desde 2010, reestruturou em junho os fluxos de acesso ao serviço, com foco na assistência a pacientes em recuperação pós-cirúrgica, de todas as faixas etárias. O objetivo é qualificar ainda mais o atendimento no ambulatório de fisioterapia na unidade. Entre janeiro e abril, o HRPM realizou 9.657 atendimentos a usuários internos e externos. Em 2024, foram 18.887 sessões de fisioterapia externos e 13.795 internos.

Com o reordenamento, será possível atender tanto pacientes internados no hospital quanto aqueles de toda a região, que passaram por cirurgias ou tratamentos em outras instituições, seguindo o fluxo do sistema estadual de regulação.

Essa mudança evitará deslocamentos desnecessários para outras cidades, permitindo que os usuários realizem seus atendimentos em um hospital de média e alta complexidade, com uma equipe multiprofissional especializada e equipamentos de tecnologia de ponta. Assim, os pacientes poderão reduzir custos e o tempo de afastamento familiar, recebendo cuidados adequados mais perto de casa.

Marcello Ferreira, médico e diretor técnico do HRPM, explica que, com o reordenamento do fluxo de atendimento em conformidade ao perfil do hospital, a unidade solidifica o foco no paciente pós-cirúrgico dadas as suas especificidades necessárias para a reabilitação.

O fisioterapeuta do HRPM, Rarison Nunes, explica que o ambulatório de fisioterapia atende pacientes internados com traumas e em pós-operatório. “Avaliamos o paciente e montamos um protocolo de atendimento individualizado, visando à recuperação e à retomada da funcionalidade o mais rápido possível, para que ele volte às suas atividades de vida diária”, pontuou.

Dados – Entre janeiro e abril de 2025, a equipe de fisioterapia realizou 9.657 atendimentos a usuários internos e externos. Em 2024, foram registradas 18.887 sessões de fisioterapia para usuários externos e 13.795 sessões para pacientes internos.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade à população da região sudoeste do arquipélago do Marajó e está localizada na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).