HRPM: campanha sobre Saúde Mental é encerrada com palestras e ações lúdicas para profissionais e usuários

(10/2/2021) – O Hospital Regional Público do Marajó (Breves/PA) encerrou na semana passada a programação do Janeiro Branco, de saúde mental, com uma palestra e ações lúdicas para usuários e para empregados da unidade.

As ações foram promovidas pelas áreas de Psicologia Hospitalar e Psicologia Organizacional, com apoio dos serviços de Nutrição e Farmácia.

De acordo com o psicólogo do HRPM, Camilo Lopes, a campanha Janeiro Branco é realizada no primeiro mês do ano a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento, atrelado à simbologia de recomeço. “Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais sensíveis, mais propensas a pensar sobre questões da sua própria existência, sentidos, desejos e o que pretendem durante todo o ano’’, observou. Camilo enfatizou alguns hábitos importantes para melhorar a saúde mental. ’’Manter boa alimentação, praticar esportes, ter relações saudáveis, desenvolver a fé, se proporcionar momentos de prazer, dizer algo positivo a si mesmo e ajudar o próximo. Quem cuida da mente, cuida da vida’’, acentuou.

A usuária Sandra Maria Lopes Miranda, 68, lavradora e residente em Breves, veio para consulta com o médico cardiologista e, enquanto aguardava o atendimento, participou da palestra sobre saúde mental, ministrada pela equipe multiprofissional do HRPM. ‘’Eu gostei da iniciativa. Ficamos mais preparados para alertar as pessoas da nossa família, pois, muitas vezes a gente percebe que elas precisam’’, disse.

Segundo a psicóloga Fabrina Galúcio, gestora de Recursos Humanos da unidade, a ação para os empregados irá se estender até a primeira semana de fevereiro, tendo em vista a  necessidade observada e pela boa adesão dos participantes. A ação contou com o apoio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), através da nutricionista Jéssica Galúcio, do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), e pela colaboradora Daniele Barbosa,  da Farmácia do Hospital, através da farmacêutica Carolina Nepunecemo.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Pará que oferece assistência de média e alta complexidade. É referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O Hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro, na sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 2127.

(Informações: Ass. Imprensa)