INDSH coloca duas unidades administradas entre 100 melhores hospitais públicos do Brasil

Os Hospitais Regional Público do Marajó (Breves / PA) e Jean Bitar (Belém / PA), administradas pelo INDSH desde 2010 e 2016 respectivamente, estão entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, conforme levantamento inédito realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e outras entidades. A pesquisa tem como objetivo destacar a excelência hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e culminará, em maio, na escolha dos ‘Top 10 Hospitais’, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.

Ao longo de 2025, os dois hospitais somaram mais de 790 mil atendimentos, alcançando índices de satisfação superiores a 90%, reflexo da qualidade dos serviços prestados, da eficiência da gestão e do compromisso diário das equipes multiprofissionais.

HJB

O Hospital Jean Bitar registrou mais de 467 mil atendimentos entre janeiro e novembro, com destaque para atendimentos ambulatoriais, internações, cirurgias, exames e sessões multiprofissionais. Em 2025, a unidade consolidou importantes avanços, como o fortalecimento do Programa Obesidade Zero, que ultrapassou 2.300 cirurgias bariátricas, a implantação de um Call Center para otimização do atendimento e a ampliação da infraestrutura com novos equipamentos. A unidade também se destacou nacionalmente pela sustentabilidade, mantendo certificações como ONA Nível 2, Green Kitchen, Selo Ouro GHG Protocol, além da certificação internacional I-REC, que atesta o uso de energia limpa.

“É motivo de orgulho, gratidão e responsabilidade”, avalia o diretor executivo Giovani Merenda. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho coletivo de todos que transformam a política pública de saúde diariamente através de um cuidado real”.

Ele destaca que, em 2025, o HJB avançou com resultados expressivos, especialmente na cirurgia bariátrica 100% SUS: o Pará alcançou o 5º lugar nacional e o Hospital Jean Bitar tornou-se a primeira unidade pública do país a realizar 50 cirurgias mensais, todas por videolaparoscopia. “Seguimos provando que é possível fazer saúde pública de excelência, com ética, técnica e humanização. Aos colaboradores, o nosso muito obrigado! À população e aos parceiros, reafirmamos o nosso compromisso de seguir cuidando de vidas com qualidade”, finalizou o gestor.

HRPM

O Hospital Regional Público do Marajó, referência em média e alta complexidade para mais de 340 mil habitantes do arquipélago marajoara, realizou mais de 326 mil atendimentos em 2025, com 99,47% de aprovação dos usuários. O balanço anual evidencia números robustos em cirurgias, exames, internações, partos, hemodiálise, fisioterapia e atendimentos multiprofissionais, além da ampliação de vagas para hemodiálise ambulatorial, reduzindo deslocamentos e garantindo mais acesso ao tratamento renal crônico.

“É fruto do trabalho sério e comprometido de toda a equipe, do apoio do Governo do Estado e do fortalecimento contínuo do SUS na região do Marajó”, analisa a diretora executiva Jusciely Machado. “Seguimos agora com grande expectativa para a etapa final, confiantes de que poderemos também ser reconhecidos entre os Top 10 hospitais públicos do país, o que representará um marco histórico para a saúde pública do Pará”.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB e HRPM).