HRPM implanta plataforma de Telemedicina

O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA) recebeu neste fim de semana a visita da equipe do Projeto TeleUTI, do Hospital Sírio-Libanês, sediado em São Paulo (SP), com o objetivo de implantação dos telerounds na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O TeleUTI’ visa utilizar a telemedicina para aprimorar a condução clínica de pacientes internados em UTis adulta, visando a sistematização do atendimento, melhoria do cuidado e redução de riscos inerentes à assistência.

Durante a visita, também foram entregues equipamentos e materiais para o ambiente do teleround à equipe de Tecnologia da Informação (TI) do HRPM, que deu suporte à instalação dos equipamentos.

Linhas de cuidado

Segundo a médica intensivista Shoraya Dal Col, coordenadora do Projeto TeleUTI Brasil, “estamos atendendo aos objetivos do Plano Nacional de Saúde. O projeto visa desenvolver o conhecimento e o processo de tomada de decisão com as equipes assistenciais dos leitos de UTI dos hospitais participantes, apoiando a implantação de protocolos e linhas de cuidado de UTI, baseados nas melhores práticas e evidências científicas, otimizando sistemas e processos de trabalho”.

O fisioterapeuta do HRPM, Rarison Nunes, disse que “a discussão de caso clínico em Teleround abre novas abordagens e condutas para a melhoria do serviço, além de proporcionar mais aprendizados com as trocas de informações.”.

Desfecho clínico

Para a gerente Assistencial do HRPM, enfermeira Rafaela Valente, o projeto é importante “por otimizar o desfecho clínico, por meio da abordagem multiprofissional e do acompanhamento via telemedicina, buscando reduzir o do tempo de internação, tempo de ventilação mecânica e morbimortalidade”.

Serviço

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).