HRPM inicia atendimento externo em Centro de Hemodiálise

(18/6/2021) – O Hospital Regional Público do Marajó (Breves/PA) iniciou este mês o atendimento externo no Centro de Hemodiálise da unidade, antes restrito aos pacientes internados na UTI. O serviço ocupa área de 200m², com sete máquinas de hemodiálise. A capacidade é de até 21 pacientes fixos, em três turnos. Com a oferta, os pacientes não precisarão mais ir até Belém, distante 220km, para o tratamento.

A médica nefrologista do HRPM, Cláudia Silva Moura, ressaltou a importância do serviço agora disponível na unidade. “Hoje, a equipe multiprofissional fez a primeira avaliação de um paciente externo em hemodiálise ambulatorial. Seu Waldir é paciente dialítico há seis anos. Ele iniciou diálise em Belém, mesmo residindo em Breves. Por isso, sua família precisou se mudar para Belém, e assim manter a terapia. Agendamos a primeira diálise para o dia 21 de deste mês, na próxima segunda-feira”, informou a médica.

Segundo o diretor do HRPM, Cristian Tássi, a oferta de hemodiálise era reivindicada pela população há pelo menos 10 anos. Desde o dia 20 de maio, o atendimento é realizado em pacientes internados.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o Centro de Hemodiálise é uma grande conquista no serviço de saúde pública no Marajó. “O serviço é esperado na região do Marajó há muito tempo, e agora o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conseguiu implementar esse serviço tão importante para a população. Os pacientes não vão mais necessitar ir até Belém para realizar hemodiálise. Essa dificuldade está superada. Isso é uma estratégia do governo para descentralizar o serviço mais especializado, de forma a atender toda a população do Pará”, reiterou o secretário.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPM).