HRPM orienta gestantes sobre uso correto e seguro de ervas medicinas, hábito comum entre habitantes da região

(9/6/2021) – O Hospital Regional Público do Marajó (Breves/PA) promoveu ação para orientar gestantes sobre o uso correto e seguro de ervas medicinais, um hábito tradicional na região.

A orientação foi ministrada pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e o Espaço da Gestante da unidade.“Muitas gestantes, durante a consulta, diziam fazer uso de chás abortivos, sem saber”, explicou Renata Feio, coordenadora do SND. “É fundamental conscientizá-las sobre os mitos e verdades relacionados às plantas medicinais, pois muitas possuem horta em casa”, relatou Renata.

A iniciativa integra as ações da Semana do Meio Ambiente, cuja data internacional é comemorada em 5 de junho.

Iniciativa aprovada – Com seis meses de gestação, Janete Fonseca Almeida, 34 anos, espera o segundo filho. Ela aprovou as orientações adequadas sobre ervas medicinais e seus benefícios. “É sempre bom a gente tirar essas dúvidas a respeito das plantas, pois existem muitos benefícios que não conhecemos e ajudam em nossa saúde, e nos proporcionam uma alimentação mais saudável”, ressaltou. Janete levou para casa uma muda de erva medicinal e incentivou a adesão ao cultivo. “Se cada pessoa cuidasse de um espaço para plantação seria muito bom para o meio ambiente. A iniciativa foi excelente”, reiterou a dona de casa.

(Com informações da Ass. de Imprensa do HRPM).