O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA), 70 leitos, administrado desde 2010, registrou 6.427 sessões de hemodiálise em 2025. No último ano, o HRPM ampliou em mais 14 vagas na sala de diálise, para pacientes em tratamento de nefrologia, o que permitiu à unidade operar em quatro turnos semanais, de segunda a sábado, utilizando o mesmo espaço físico, mas com horários ajustados e aumentar a capacidade de atendimento.
“Esse resultado evidencia o compromisso contínuo do HRPM com a assistência especializada e humanizada aos pacientes com doença renal crônica, garantindo acesso regular a um tratamento vital para a manutenção da vida”, avalia a enfermeira .Joseane Corrêa, responsável técnica pelo Centro de Hemodiálise do HRPM. “Cada sessão simboliza cuidado, acompanhamento multiprofissional e a possibilidade de mais qualidade de vida para usuários que dependem da terapia renal substitutiva”.
O HRPM integra a rede estadual de saúde, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó.
(Com informações das Ass. de Comunicação do HRPM).
