Implementação de Conselho Consultivo de Pacientes e Famílias em um Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação

Leisson Domingues Pinheiro1, Rejane Xavier Soares Gomes2, Maria do Carmo da Silva Freitas3, Fabricia Dias Maciel4, Alene de Oliveira Quadros5.

INTRODUÇÃO
Criar espaços colaborativo para dar voz aos pacientes e familiares produz conhecimento de experiências no serviço, assim a implementação do Conselho Consultivo de Pacientes e Famílias contribui para o fortalecimento do pertencimento dos pacientes com deficiência, além disso aprimora o entendimento e cooperação entre pacientes e terapeutas. Logo criar parceria com pacientes e famílias promove melhores relações e comunicação, através de ações que tragam a voz aos reabilitandos, para cada vez mais identificar suas necessidades individuais.
Fundado em 2018, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitado, têm um modelo inovador de assistência de média e alta complexidade para pessoas com deficiência, seja física, mental, visual e auditiva, e grupos de estimulação precoce, localizado na cidade de Belém, PA, Brasil.

METODOLOGIA
Em fevereiro de 2022, o Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares foi criado, como estratégia para dar voz ativa para pacientes, e contribuir para o desenvolvimento e implementar mudanças na Cultura Organizacional.
A frequência dos membros foi uma preocupação, contudo com a presença do coordenador da experiência do paciente no Conselho Consultivo trouxe foco para as reuniões, e o celebração de datas comemorativas através da entrega de brindes incentivou a frequência nas reuniões, foi criado o grupo em aplicativo de mensagem instantânea, o qual melhorou a comunicação e participação dos membros, além da equipe assistencial em disseminar efetivamente o Conselho Consultivo no CIIR.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em reunião do Conselho Consultivo foi proposto pelos conselheiros uma ação para incentivar a presença de pais e familiares, como tios, avós, amigos próximos, de modo a aproximá-los do processo de reabilitação do paciente. Assim, o evento foi nomeado de “Data Querida”, no qual membros da família são convidados para participar de palestra relacionadas ao tema, e através de momentos em estações de atividade, aonde pessoas podiam de compartilhar seus sentimentos uns pelos outros com troca de experiências colaborativas.
O evento contou a participação de 75 pessoas, entre usuários e familiares, foi possível sensibilizar pais, familiares e pessoas próximas aos usuários quanto a importância de participar do processo de reabilitação, em 20% houve mudança na rede de apoio do usuário, e aumento de 10% do comprometimento do conselho consultivo na tomada de decisão do Centro de Reabilitação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E/OU CONCLUSÕES
A implementação do Conselho Consultivo corrobora com a estrutura da organização e processos de melhoria contínua, através das parcerias entre colaboradores e pacientes/família para desenvolver e avaliar os esforços para aprimorar a assistência de acordo com o cuidado centrado na pessoa.
As ações são mantidas de periodicamente para assegurar a sensibilização e participação da rede de apoio dos usuários. Essa parceria tem sido enriquecedora para um novo olhar da organização, identificando oportunidades de melhoria nos processos assistenciais e sociais para os usuários.

Créditos
1 Gerente da Qualidade; Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação.
2 Diretora Executiva, Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação.
3 Diretora Assistencial; Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação.
4 Diretora Técnica; Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação.
5 Supervisora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente; Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação.

O autor autoriza a publicação na íntegra e divulgação deste artigo nos canais de comunicação do INDSH, sem custos, com os devidos créditos, assumindo a responsabilidade total pelo conteúdo do material enviado.