INDSH inicia gestão de Hospital Regional Público dos Caetés

(29/4/2021) – O INDSH está iniciando a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés Dr. Jorge Netto da Costa (HRPC), unidade de média e alta complexidade, localizada em Capanema, no nordeste paraense. Trata-se da 12ª unidade em seu portfólio de gestão, entre hospitais e unidades básicas.

A unidade oferece atendimento integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, cirurgia geral e terapia intensiva. A estrutura possui suporte para exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos, como radiografia, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia e eletrocardiograma.

O hospital, dirigido pelo administrador Rodrigo Fröhlich, foi inaugurado em novembro de 2019 e faz parte da rede pública do estado do Pará. Conta com 41 leitos, sendo 31 de internação cirúrgica e dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, para atender demanda de 16 municípios da região (*), os quais 50% não dispõem de nenhuma unidade hospitalar, com população estimada em 500 mil habitantes. O HRPC não atende demanda espontânea: os serão encaminhados por meio da Central Estadual de Regulação, já que não dispõe de atendimento de Urgência e Emergência.

Para Fröhlich, a unidade hospitalar representa um grande avanço na assistência à saúde pública da região, que até pouco tempo se ressentia de atendimento de média e alta complexidade. “Estamos aqui para somar com a saúde da população com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)”.

(*) Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu.

Serviço – Av. Barão de Capanema, nº 3191 / Bairro Centro Capanema. Telefone: (91) 3462-3051.

(Com informações da Ass. de Imprensa).