Laboratório do Hospital Jean Bitar é certificado como um dos melhores do país pela terceira vez consecutiva

Laboratório do Hospital Jean Bitar é certificado como um dos melhores do país pela terceira vez consecutiva

(12/3/2021) – O Hospital Jean Bitar (Belém/PA) renovou esta semana o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, emitido pela Controllab, empresa renome que avalia a qualidade dos processos analíticos laboratoriais no país. O selo é oficialmente reconhecido pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS), e habilitada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/INMETRO.

Esta é a terceira vez consecutiva que o laboratório é certificado como um dos melhores do Brasil, com índice de qualidade em seus exames acima da média de 80% estipulada pela empresa certificadora, com base em critérios exigidos Anvisa. A avaliação deu-se por meio de testes mensais ,realizados em exames laboratoriais, durante todo o ano de 2020.

Para que o laboratório de Análises Clínicas do HJB fosse certificado, as avaliações levaram em consideração áreas responsáveis pela realização dos exames, tais como: Bacteriologia, Bioquímica, Coagulação, Gasobio, Hematologia, Hemoglobina Glicada, Hormônios, Imunologia, Marcadores Cardíacos, Marcadores Tumorais, Perfil Lipídico, Sorologia, Teste Laboratorial Remoto, Urinálise Bioquímica e Urinálise Eas. Entre as 135 análises referentes a esses campos da Biomedicina, 125 tiveram 100% de desempenho de qualidade, 3 chegaram a 92%, e 7 alcançaram 85% de qualidade comprovada, demonstrando assim, que nenhuma delas ficaram abaixo da média preconizada.

Para a analista do laboratório, biomédica Ellen Jackeline Santos, quando o trabalho é feito com excelência, os resultados são de qualidade, e a segurança do paciente e da equipe com relação aos resultados, são garantidos. “Quando trabalhamos com qualidade, o resultado de um trabalho feito com excelência é garantido para os nossos pacientes e, até para nós, enquanto equipe, temos maior segurança no que diz respeito à liberação dos exames”, destaca.

Confiabilidade

Conforme o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a conquista da certificação deixa todos mais confiantes de que os resultados dos esforços diários, feitos no sentido de contribuir com a melhoria contínua dos serviços, estão sendo refletidos na qualidade da assistência prestada aos usuários.

“O Hospital Jean Bitar produz dados confiáveis e consistentes e a população possui um serviço com qualidade atestada acima do que é exigida, disponível na instituição”, explica o diretor. “Temos um dos melhores laboratórios entre os hospitais do país a ofertar esse serviço com qualidade comprovada. Estamos felizes com mais essa conquista para a população paraense”.

(Com informações da Ass. de Imprensa)