Memorial aos ‘Heróis da Saúde’ por trabalho na pandemia é inaugurado no Hospital Delphina Aziz

Memorial aos ‘Heróis da Saúde’ por trabalho na pandemia é inaugurado no Hospital Delphina Aziz

O Hospital Delphina Aziz (Manaus/AM) inaugurou, nesta quarta-feira (25/05), memorial em homenagem aos ‘Heróis da Saúde do Amazonas’, como reconhecimento aos profissionais da área e o trabalho realizado no combate à pandemia de Covid-19. 

A Lei nº 5.481, sancionada pelo Governador Wilson Lima, instituiu no calendário oficial do estado o Dia Estadual dos Heróis da Saúde, a ser celebrado anualmente no dia 18 de março. A lei completará um ano no próximo sábado (28/05).  

Com os dizeres ‘Aos profissionais que dedicaram suas vidas para cuidar do povo amazonense, nossa eterna gratidão‘, o memorial foi instalado na área externa da unidade hospitalar, referência no atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença. A placa foi concedida pela deputada Mayara Pinheiro, presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e autora da lei. 

O diretor executivo do Complexo Hospitalar Zona Norte, José Luiz Gasparini, lembrou que todo o trabalho realizado só foi possível pela dedicação e união de todos os profissionais de saúde. “Nosso maior papel naquele momento era fazer com que o atendimento no Delphina fosse o melhor possível, focado em salvar vidas e, somente por meio da união dos nossos profissionais nós poderíamos obter êxito”, enfatizou. “Nós cuidamos de muitas pessoas, foram mais de oito mil altas aqui no Delphina. E essa iniciativa vem ao encontro das pessoas que fizeram o seu melhor”. 

Thiago Python, diretor-presidente do hospital, também reforçou a importância da atuação dos profissionais da saúde, especialmente durante a pandemia. “Sem esse esforço conjunto, sem a parceria, união e garra desses heróis, não teríamos tido o mesmo sucesso. O que fica é uma grande lição para todos nós. Eles não estavam na linha de frente, eles são a linha de frente e é através deles que conseguimos fazer a diferença para todos, diariamente”, destacou. 

(Com informações da Ass. Comunicação HDA e Secr. Estadual de Saúde do AM).