Nota de Esclarecimento à população do Amazonas

O Instituto Nacional De Desenvolvimento Social e Humano – INDSH, em respeito à população do Estado do Amazonas vem cumprir o dever de informar:

Desde abril/2019 o INDSH, sendo uma organização social sem fins lucrativos, administra o Complexo da Zona Norte de Manaus, que inclui o Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UPA Campos Sales, e através de sua gestão eficiente, realizou neste período 25.002 Cirurgias, 133.254 Atendimentos Ambulatoriais, 317.178 Exames de Imagem, 2.203.020 Exames Laboratoriais, 35.358 Internações e 35.165 Saídas Hospitalares.

Assim, o INDSH aplica os conceitos de seu lema em todos os processos de gestão das unidades administradas, investindo em ações humanas, sustentáveis e que reforçam o bem mais precioso que temos: “a vida”.

No período relativo à pandemia, quando o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz Delphina foi referência no enfrentamento ao COVID-19, foi reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, e Ministério da Saúde, como referência nacional em atendimento de pessoas acometidas pela doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Através de sua gestão, o Hospital Delphina Aziz conquistou ainda o selo de UTI Eficiente, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) pelo Sistema Epimed Solutions, justamente pela performance desenvolvida pelas equipes multiprofissionais da unidade hospitalar, trazendo qualidade à saúde pública do Estado do Amazonas, num momento mais carente da história mundial.

O Hospital Delphina Aziz conquistou também o selo de ACREDITAÇÃO HOSPITALAR ONA que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde visando a qualidade e segurança do paciente, obedecendo aos padrões de gestão e segurança internacionalmente reconhecido, tornando-se o 1º Hospital Público do Estado do Amazonas a receber tal certificação.

Em outubro de 2022 foi firmado um aditivo contratual para a realização de transplantes no hospital, trazendo para a população do Amazonas a esperança da realização de procedimentos até então não realizado aqui e, portanto, muito aguardado por todos.

Cabe esclarecer que para a realização dos serviços de transplantes, requer toda uma capacitação onde o ato cirúrgico é o final de uma longa preparação precedida de treinamento das equipes médicas e de enfermagem, instalações adequadas, seleção de pacientes, seleção de doadores, compra de medicamentos etc., e como afirmamos o ato cirúrgico é a realização final de todo estes procedimentos.

Todas estas etapas já foram cumpridas, restando apenas a autorização do MINISTÉRIO DA SAÚDE para a realização de tais cirurgias, o que acreditamos receber em breve e finalmente iniciarmos a etapa final tão desejada por nós e principalmente para esta população.

Também é importante frisar que conquistamos um verdadeiro marco histórico no Estado do Amazonas, sob gestão do INDSH, pois em março/2023, o Hospital Delphina Aziz realizou o primeiro implante coclear em hospital público do Amazonas, totalizando até o momento 08 implantes realizados em solo manauara, sem a necessidade de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), melhorando a qualidade de recuperação do paciente e reduzindo custos de tratamento para o Estado.

Assim reiteramos nosso compromisso com a população amazonense de oferecer os melhores e mais necessários serviços de saúde e bem-estar, sempre respeitando nosso lema de respeito à vida, preservando a ética, honestidade, compromisso com a verdade e transparência de seus atos. 

INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO – INDSH

RESPEITO À VIDA