Nota sobre o impacto do novo piso salarial da Enfermagem

O Governo Federal sancionou em agosto o novo piso salarial de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O INDSH reconhece a importância desses profissionais e a justa reinvindicação de melhores salários a quem conduz as atividades assistenciais, demonstradas de forma categórica, principalmente durante a pandemia de Covid.

Em relação à gestão hospitalar, a previsão é de um forte impacto financeiro a partir de setembro, gerando um desequilíbrio entre recursos e a rígida conduta do INDSH na administração de verbas, tanto públicas, quanto nas unidades próprias.

As áreas financeira e administrativa do INDSH estão promovendo estudos sobre esses custos, para equacionar tais valores, e acompanha atentamente as ações cautelares de entidades representativas perante o Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a constitucionalidade da PEC.

Com base nisso, o INDSH protocolou ofícios aos seus contratantes, solicitando reajuste / equilíbrio dos contratos em vigor, visando atender a legislação, com a certeza que os gestores públicos estão sensíveis a esse pleito. Tão logo obtenha retorno, o instituto voltará a se posicionar sobre o assunto.

Por fim, o INDSH reconhece o papel importante dos profissionais de Enfermagem e defende bom senso dos setores e categorias envolvidos, para que se chegue a um entendimento comum e equilibrado entre empregados e empregadores perante essa questão.

INDSH.