Núcleo de Espectro Autista do CIIR vence prêmio Excelência da Saúde na categoria Enfermagem

O Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), em funcionamento no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), foi premiado na 10ª edição do Prêmio ‘Excelência da Saúde’ 2023, na categoria Enfermagem.

A premiação, organizada desde 2013 pela revista Healthcare Management, editada pelo Grupo Mídia de Comunicação, foi obtida pela apresentação do caso ‘A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Em Um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista: Relato de Experiência da Enfermagem na Gestão do Cuidado’. A cerimônia de premiação será realizada em 21 de outubro durante o Healthcare Conference, um dos maiores eventos de gestão na Saúde do Brasil.

“Esse reconhecimento é motivo de orgulho e é um incentivo para manter nosso trabalho sempre de excelência”, declarou o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho. Para a coordenadora de Políticas para o Autismo da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o destaque reflete a qualidade do trabalho de assistência oferecido na rede pública estadual:

Segundo a enfermeira assistencial Ana Cristina Costa Góes, uma das elaboradoras do projeto premiado, a sistematização da assistência de Enfermagem é inovadora e fundamental para o cuidado centrado na pessoa oferecido aos usuários atendidos pelo Natea. “É um processo em que o enfermeiro organiza planos terapêuticos estabelecidos por intermédio de uma avaliação global com coletas de dados, histórico e saúde física do reabilitando, desde a primeira consulta”, detalhou.

Sistematização – De acordo com a enfermeira do Natea, Raymara Oliveira, a implantação do Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribuiu diretamente para a melhoria dos processos e do atendimento realizado no Natea, inteiramente focado no cuidado centrado na pessoa. “A partir do momento que inserimos no sistema o histórico dos reabilitandos, realizamos, paralelamente, o diagnóstico que direciona o cuidado integral abrangendo a alimentação, higiene, vacinação, passando pelo pós-diagnóstico, ou seja, em todo o processo holístico do usuário”, afirmou.

De uma forma mais abrangente, a profissional explica que essa sistematização permite  identificar outras necessidades da saúde, com o encaminhamento do reabilitando ao pediatra, urologista e pneumologista, por exemplo. “Por intermédio da Enfermagem, constatamos necessidades que a criança precisa durante o plano terapêutico”, conclui Raymara Oliveira.   

Para a diretora executiva do Centro de Reabilitação, Rejane Xavier, o prêmio, além de estimular o desenvolvimento assistencial, enfatiza a melhoria da qualidade contínua da gestão dos nossos atendimentos, através do papel do enfermeiro inserido no processo de reabilitação.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR / Natea).