ONA renova certificação plena do Hospital Regional do Leste, em Paragominas (PA)

(21/6/2021) – O Hospital Regional Público do Leste (Paragominas/PA) manteve a Acreditação plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A efetiva aplicação dos padrões de qualidade e segurança assistencial aos usuários, bem como desenvolvimento dos processos assistenciais de forma integrada, são práticas fundamentais para essa certificação.

A certificação ONA II, ou Acreditado Pleno, como é chamado tecnicamente, cumpre minimamente 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente e 70% dos padrões ONA de gestão integrada. O HRPL foi submetido ao processo de recertificação por meio da metodologia utilizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que acompanhou o desenvolvimento das ações na instituição e, no último dia 15, o resultado confirmou a manutenção da certificação ONA II ao HRPL.

A melhoria contínua de um atendimento seguro, humanizado e de qualidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes de 23 municípios do nordeste paraense, são ganhos permanentes que impactam em toda regional de saúde e reverbera a qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Pará.

Segundo a enfermeira coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Tassilene  Gonçalves, vários desafios foram superados para manter o hospital acreditado em nível II, tais como interação entre os processos, efetiva comunicação entre os profissionais de saúde e gestão integrada. “Trabalhar com gestão integrada requer um esforço maior ainda das equipes. Porém, conseguimos ver os benefícios para os usuários”, destacou.

De acordo com o diretor executivo do HRPM, o administrador hospitalar Marcelo Azevedo, desde o momento da certificação ONA II, em fevereiro do ano de  2020, foram despendidos muitos reforços da equipe multidisciplinar, que resultaram na conquista da recertificação. “A recertificação veio nos premiar, confirmar que os nossos processos são seguros, com qualidade e continuidade. Também temos muito que agradecer a parceria com o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde”, declarou o diretor.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho, a certificação ratifica o empenho da Sespa em assistir a população da melhor forma. “É importante valorizar todo o esforço realizado pela equipe do Hospital pela conquista da reacreditação. A Sespa preza pelo cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”.

(Com informações da Assessoria de Imprensa de HRPL).