PA: Hospitais Regionais e CIIR promovem ações de educação e descontraem pacientes no carnaval

Os hospitais Geral de Tailândia (PA); e Regional Público dos Caetés (Capanema / PA); e o Centro de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), promoveram ações lúdicas e de educação em saúde durante o período de Carnaval, com objetivo de informar e prevenir doenças. Os eventos foram coordeandos pelos Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) das unidades.

Hospital Geral de Tailândia (PA).
  • O HGT encerrou na terça-feira, 2, a programação alusiva ao carnaval com palestra sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para usuários e acompanhantes. Os profissionais realizaram a ação com adereços carnavalescos para criar um clima mais leve e descontraído no ambiente hospitalar. Eles aproveitaram a oportunidade para esclarecimentos sobre os riscos da gravidez precoce entre crianças e adolescentes.  A palestra contou com a distribuição de material educativo sobre o uso de preservativos e uma cartilha. Além do preservativo que previne as doenças sexuais, foram citados ainda temas como a Aids, Sífilis, Hepatite Viral e HPV.  As orientações para os usuários foram repassadas pela psicóloga clínica, Sâmela de Paula, com o auxílio da supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Larissa Nogueira, sob a coordenação da pedagoga Ana Elizabett, a coordenadora do GTH.
Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR (Belém / PA).

O CIIR promoveu o projeto Dia de Heróis, tradicional evento na última sexta-feira de cada mês. Em 25 de fevereiro foi realziada a versão ‘Heróis da Folia’, com carnaval inclusivo. O bloco de colaboradores fez um ‘arrastão’ nas dependências do centro, com ênfase nas áreas de atendimentos dos usuários com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Segundo Paulo Nascimento, coordenador do setor de Arte e Cultura do CIIR, houve ainda Oficina de Confecção de Máscaras na Biblioteca Inclusiva, com batalha de confete, para os pequeninos. “Nesta terça-feira oferecemos  oficinas de papietagem para a decoração de caixas, maquiagem de carnaval e aulão de dança. Nesta última sexta de fevereiro, a preponderância das fantasias foi de carnaval mesmo”.

Hospital Regional Público dos Caetés (PA).

O HRPC, por sua vez, alegrou o momento de alta médica do paciente J.I.L.D, 26 anos, durante a terça-feira, 1, internado há três dias. “Agradeço as enfermeiras, os auxiliares e a equipe da cirurgia. Tudo foi nota 10″, comemorou o paciente.

(Com informações da Assessoria de Comunicação das unidades).