Parlamentares e gestores do Tocantins fazem visita aos NATEAs administrados pelo INDSH

Uma comitiva, formada por parlamentares e representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Tocantins, conheceu nesta segunda-feira (21) os Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Aspecto Autista (Nateas) de Belém e Capanema, administrados pelo INDSH no Pará.

Capanema: espaço de psicomotricidade, interação social e terapia intensiva para autistas. (Foto: Caroliny Pinho – SESPA)

Os espaços são referência para o atendimento de pessoas com deficiência, oferecendo atendimentos específicos de psicomotricidade, interação social e terapia intensiva, que em médio e longo prazo são considerados uma estratégia de socialização para os pacientes que recebem acompanhamentos semanais de equipes multiprofissionais. Um dos diferenciais do atendimento à população autista do Pará é que a ênfase não está apenas no desenvolvimento da primeira infância, mas também em adolescentes e jovens adultos, que recebem diferentes estímulos para a vida social.

CIIR: referência no atendimento ao autismo. (Foto: Caroliny Pinho – SESPA)

A comitiva foi integrada pelo deputado estadual Léo Barbosa (REP/TO); secretário de Saúde Luciano Costa; além de técnicos das áreas de educação e representantes de associações de autistas. O grupo conheceu as salas de reabilitação, terapia ocupacional e o jardim sensorial, e conversou com profissionais da equipe local para saber do trabalho na região. “O Estado do Pará tem sido referência para o Estado do Tocantins no que diz respeito às políticas sobre o autismo, e o objetivo dessa visita é levar boas ideias para o nosso Estado. A nossa impressão é das melhores, tanto na estrutura física quanto organizacional de recursos humanos”, disse Luciano Costa.

“Temos prazer em compartilhar esse trabalho, e fazer com que essa política pública cresça e chegue a mais pessoas”, disse a coordenadora de Políticas Públicas para o Autismo, Nayara Barbalho.

No final da tarde, a comitiva foi recebida pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, e pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Dourado Sampaio. “Nossa expectativa é inaugurar mais quatro Nateas, em Marabá (Sudeste), Santarém (Oeste), Altamira (Oeste) e Breves (Marajó), e dessa forma descentralizar mais uma vez o atendimento, explicou o secretário.

(Com informações da Ag. Pará).