Pediatra se veste de super-herói e leva alegria a pequenos pacientes do Hospital N. Srª da Graça, em São Francisco do Sul (SC)

(16/8/2019) Médico há 10 anos e pediatra há seis, Cassiano Cubas Machado, 41 anos, do Hospital e Maternidade Nossa Srª da Graça, em São Francisco do Sul (SC), costuma surpreender seus pequenos pacientes com suas vestimentas. Nesta quarta-feira (14), Cassiano chegou ao hospital vestido de ‘Chapolin Colorado’, o famoso herói do seriado Chaves, para examinar os recém-nascidos e visitar as crianças internadas na unidade. Esse não é o único traje especial usado pelo médico: ele já apareceu como ‘caipira’, Batman e Homem-Aranha. O objetivo é humanizar o atendimento e deixar as crianças mais calmas. Além de atender no HMNSG, o médico atende em unidades de Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis.

“É uma forma que encontrei para deixar as crianças menos assustadas. Às vezes, elas nem percebem que estão sendo examinadas por um médico, acham que é um super-herói mesmo. Fico muito feliz em deixar o ambiente do hospital mais calmo, mais tranquilo. Facilita bastante o atendimento”, diz Cassiano.

Referência internacional

Patch Adams, médico americano que é referência internacional por usar o humor como método de tratamento, passou a manhã do dia 13 de agosto no hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), zona sul da cidade de São Paulo. O médico foi pioneiro no uso do bom humor para a recuperação de pacientes. A história dele foi tema de um filme lançado em 1998, estrelado pelo ator Robin Williams. Desde a faculdade, acreditava que mais que tratar a doença, era preciso cuidar do paciente.

(Com informações de Jean Balbinotti – Ass. Imprensa HMNSG).