Por que se comemora o Dia do Hospital em 2 de julho no Brasil

(30/6/2017) – Neste 2 de julho se comemora o Dia do Hospital. A data foi instituída pelo presidente Getúlio Vargas em função da inauguração, em 1944, das novas instalações da Santa Casa de Santos (SP), o primeiro hospital a ser fundado no Brasil.

Já o Dia Mundial do Hospital, por sua vez, é comemorado no dia 14 deste mês, definido pela Organização Mundial de Saúde como forma de debater os assuntos da área.

Etimologicamente, a palavra hospital tem origem no latim medieval. Significa hospedeiro ou hóspede, derivando daí hospitale, local onde hóspedes eram recebidos. Com o tempo, a palavra ganhou o significado de local onde se recebe os doentes.

Os primeiros hospitais de que se tem notícia foram construídos em 431 a. michael kors ava kors ankle boots C., no Ceilão (atual Sri Lanka), no sul da Ásia. Na Europa, sua introdução coube aos romanos, por volta de 100 a.C., ergueram locais, chamados valetudinaria, para cuidar dos soldados feridos em batalha.

Apenas no século IV, com o crescimento do cristianismo, os hospitais se expandiram, comandados por sacerdotes e religiosos, servindo de refúgio para viajantes e doentes pobres. monster beats audio adidas Esses lugares possuíam um infirmitorium, onde os pacientes eram tratados, uma farmácia e um jardim com plantas medicinais. “Foram eles que se tornaram modelo para os hospitais modernos”, diz o site Mundo Estranho. “Na Idade Média, as ordens religiosas continuaram a liderar a criação de hospitais – calcula-se que só os beneditinos abriram mais de 2000”.

A Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP) foi fundada por jesuítas em 1543. “Nessa época não haviam médicos no Brasil e os religiosos se encarregavam de todo atendimento, trabalhando como médicos, enfermeiros e farmacêuticos”, afirma o neurocirurgião Henrique Seiji Ivamoto. O hospital funciona até hoje, mas em outro local.

O Brasil possui atualmente 6.140 hospitais, segundo dados do Ministério da Saúde. michael kors access apple watch Dos quais cerca de 285 acreditados (cerca de 5% do total). Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem atualmente 439.598 leitos, distribuídos nas regiões Norte, 31.597; Nordeste, 115.365; Sudeste, 181.747; Sul, 73.931; Centro-Oeste, michael kors abbey backpack access review