Programa FAROL: Iluminando o caminho do desenvolvimento de gestores no INDSH

Introdução

No universo da gestão hospitalar, ser um gestor de pessoas vai além de administrar e gerenciar. Trata-se de uma função essencial para garantir o funcionamento eficiente, eficaz e seguro da instituição, proporcionando o melhor atendimento aos pacientes e conciliando os objetivos dos colaboradores com as metas organizacionais. Nesse contexto, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) desempenha um papel de destaque colocando em prática o lema “Respeito à Vida”. Para alcançar esse objetivo, é fundamental que a gestão de pessoas esteja alinhada ao planejamento estratégico da organização e em harmonia com todas as equipes de trabalho.

Desenvolvendo Competências no INDSH

Com o objetivo de fortalecer sua gestão de pessoas e criar um ambiente que estimule a inovação, o INDSH lançou, em outubro de 2022, o Programa de Desenvolvimento de Gestores, denominado FAROL. Essa iniciativa representa um marco importante para a instituição, uma vez que busca desenvolver competências essenciais nos gestores, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e gerando mudanças significativas em toda a equipe.

O Programa FAROL é embasado em conceitos e abordagens modernas de desenvolvimento de pessoas, respaldados por estudos e pesquisas na área de gestão. Diversas referências teóricas e práticas são utilizadas para fundamentar as ações propostas no programa, visando aprimorar a gestão de pessoas e criar um ambiente de trabalho inspirador.

Fazendo Parte de Algo Especial

No INDSH, compreendemos que o valor e a importância das pessoas não estão apenas nas funções que exercem, mas também como parceiros dentro da organização. São elas que fornecem conhecimentos, habilidades e competências, e o sucesso da instituição está diretamente ligado a elas. As pessoas gerenciam e comandam a empresa, são elas que executam e controlam atividades e processos. Além disso, são elas também o objetivo final de qualquer serviço. Pensando nisso, em 2022, foi iniciado o Programa de Desenvolvimento de Gestores.

“As pessoas determinam a capacidade de desempenho de uma organização. Nenhuma organização pode ir melhor do que as pessoas que tem. Toda organização desenvolve pessoas, não há escolhas. Ou ela as ajuda a crescer ou impede seu crescimento. Ou as forma ou as deforma.” (Peter Drucker, 1992).

O FAROL propõe oferecer aos gestores um desenvolvimento voltado para a gestão de pessoas, abrindo amplas possibilidades de evolução e crescimento dentro da empresa, criando um ambiente que estimula a inovação e oferece maior flexibilidade.

Farol é o acrônimo que significa Foco, Atitude, Rota, Orientação e Liderança.

Um Caminho Iluminado para o Desenvolvimento

Iniciamos o Programa com o Mapeamento de Perfil, cujo objetivo é conhecer o perfil comportamental da equipe e criar relacionamentos ganha-ganha, ampliando o entendimento sobre a própria missão de vida e a visão que cada indivíduo tem de si mesmo. Essa etapa representa o ponto de partida na jornada de autoconhecimento.

No projeto inicial, o programa foi estruturado em aproximadamente 18 meses divididos em sete etapas: Análise de Perfil, Assessment Feedback, módulos, Projetos de Coaching, Grupos de Discussões, PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e Fechamento do Projeto com uma nova Análise de Perfil. Os módulos são realizados mensalmente, abordando conteúdos relevantes identificados a partir do mapeamento e pesquisa de clima realizados na instituição.

O ambiente escolhido para a realização dos módulos do programa é o auditório do Hospital Delphina Aziz, que engloba as duas unidades do INDSH: o Hospital Delphina e a UPA Campus Salles (Complexo Hospitalar Zona Norte – CHZN). Com a participação de 85 profissionais de várias áreas do âmbito hospitalar que atuam como gestores, o programa conta com uma equipe multidisciplinar responsável por promover assistência com integridade, excelência e transparência, centrada no cuidado baseado em valor e segurança do paciente. Essa iniciativa agrega valor tanto para os profissionais envolvidos quanto para os colaboradores, pacientes e, consequentemente, para o INDSH, que avança em direção à sua visão de ser reconhecido pela excelência em gestão de saúde e assistência multidisciplinar.

Com todas as mudanças e eventos diários a organização percebe o quanto é importante identificar e reter talentos, e gerir o seu capital humano, com isso realizamos a Abertura do Programa em março de 2023, trazendo uma abordagem sobre Autoconhecimento, enfatizando a importância no mapeamento de perfil e as devolutivas individuais realizadas. O primeiro módulo contou com o tema O Poder da Ação, baseado na obra de Paulo Vieira, realizado no mês de abril, e o tema abordado no segundo módulo foi Liderança e Comunicação Estratégica trazendo uma série de ferramentas que possibilitam ao gestor a uma ampliação de conhecimento e a possibilidade de ações continuas dentro de suas equipes, trazendo reflexão e ações diárias como feedback, validações e solicitações de orientações de mediação de conflito.

Em paralelo, o Projeto Team Coaching está em andamento em três áreas: Qualidade, SESMT e Contabilidade/Financeiro, que tem como propósito fornecer treinamento e desenvolvimento personalizados para a equipes do CHZN, seguindo a orientação da gestão da área afim de melhorar suas habilidades técnicas e competências comportamentais criando uma cultura do aprendizado entre os profissionais e mostrar a importância/impacto que esse novo conhecimento pode ter em seus processos do CHZN.

O autor autoriza a publicação na íntegra e divulgação deste artigo nos canais de comunicação do INDSH, sem custos, com os devidos créditos, assumindo a responsabilidade total pelo conteúdo do material enviado.