Roda de Conversa com mães de bebês internados reforça apoio psicológico em momento difícil

(19/7/2021) – O HRPM promoveu no dia 12 uma Roda de Conversa com mães que acompanham bebês internados nas UTIs neonatal e pediátrica da unidade. Foram realizadas dinâmicas foram realizadas, como uma caixinha de presente para cada mãe, com frases de incentivo criadas pelas outras mães, como ‘Sou Muito Guerreira’. A ação de  educação em saúde foi ministrada pela psicóloga do HRPM, Ruane Wana.  

‘’Foi proposto um grupo de encontro com as mães da UTI neo UTI pediátrica, para que elas possam compartilhar as suas histórias, suas vivencias e as lutas diárias, para que elas pudessem observar o discursos das outras e perceber  que elas não estão sozinhas’’, observou a psicóloga.

No decorrer da ação, dinâmicas foram realizadas, gerando interação entre elas, que levou alegria e melhora da auto-estima. Foi disponibilizada uma caixinha de presente para cada mãe, e elas tiveram a possibilidade de se autopresentear com frases motivadoras, como ‘sou muito guerreira’, ‘sou muito persistente’, ‘sou muito positiva’, entre outras. “Por meio desse processo, elas acabam falando coisas positivas que vão ser perdendo, gradativamente, no período de internação, tendo sempre a visão voltada para o paciente”, acentuou Ruane.

Segundo a profissional, em junho deste ano, o setor de Psicologia realizou 225 atendimentos junto aos usuários assistidos pela Unidade de saúde. No mesmo período, foram realizados 25 partos (entre normal e cesárea).

A pedagoga Maria Luzia Corrêa, 29 anos, concebeu sua filha prematuramente, com 32 semanas, no regional do Marajó. ‘’Foi muito bom pra nós mães, principalmente, nesse momento difícil que estamos passando, depois de tanto tempo aqui no hospital. Foi uma ótima experiência de compartilhar nossas histórias. Sou muito grata a Deus pela psicóloga. Só tenho a agradecer a esses momentos tão bons para refletir’’, pontuou.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPM).