São Francisco do Sul (SC): HMMNSG e UPA instauram Comissão de Cuidados Paliativos

O Hospital e Maternidade Municipal N. Srª da Graça e a UPA 24 Horas (São Francisco do Sul / SC) instauraram na primeira quinzena de março a Comissão de Cuidados Paliativos. A prioridade é oferecer um cuidado seguro e digno para todos os pacientes que estão nesta condição, além de centralizar as necessidades dos pacientes com diagnóstico terminal, bem como as das famílias envolvidas.

A comissão terá ainda o papel de facilitar a tomada de decisões do paciente e da família, sempre norteada pelos princípios de ética clínica e no respeito pelos valores e pela dignidade na atenção. Outros objetivos são estabelecer e disseminar a ‘cultura’ dos cuidados paliativos; discutir paradigmas assistenciais; criar diretrizes de avaliação e atendimento focado no controle de sintomas e psicossociais; individualizar ações e prioridades em cada fase de evolução da doença; entre outras.

A comissão é presidida por Lizabel Baniski, diretora técnica das unidades; e o gerente assistencial Roberson Félix, como vice-presidente. No total, 16 profissionais que atuam em diferentes áreas da unidade integram a comissão.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMNSG e UPA 24 Horas).