Sem internações por covid desde agosto, HRPL encerra atendimento à doença

O Hospital Regional Público do Leste (Paragominas / PA) encerrou o atendimento aos casos de covid, com os indicadores de nenhuma internação de pacientes com a doença desde agosto. Desde abril do ano passado, a unidade foi referência para tratamento da doença, designada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Nesse período, 515 pacientes foram admitidos no hospital para serem assistidos, incluída a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destes, a equipe multiprofissional do hospital obteve êxito em 65% das internações, equivalente a 335 pacientes curados.

De acordo com o médico do HRPL Everaldo Júnior, a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fonoaudiólogos, teve que se desdobrar em um esforço quase sobre-humano, para que o hospital pudesse atender com qualidade tantos usuários infectados pelo coronavírus; a maioria, graves.

A unidade hospitalar voltou a ser referência para média e alta complexidade para 23 municípios, com várias especialidades médicas disponíveis para mais de 900 mil habitantes, que dependem de assistência de alta complexidade em trauma, cirurgia geral e neurocirurgia. Além disso, o HRPL possui reconhecida atuação na linha do cuidado aos usuários acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HRPL).