Suporte em casos respiratórios, UPA Santa Paula amplia médicos no atendimento adulto

A UPA Santa Paula (Ponta Grossa / PR) contratou mais um médico para consultas de urgência e emergência para pacientes adultos. Com isso, são sete profissionais por plantão da unidade. O fluxo de atendimento também mudou: quatro médicos no consultório adulto; dois na pediatria; e um para pacientes em observação.

O aumento do número de médicos na UPA Santa Paula é uma ótima notícia e é essencial para o fortalecimento do sistema de saúde da nossa cidade. Nós estamos acompanhando de perto as demandas da saúde e trabalhando com muito foco e empenho para que nossos cidadãos sejam atendidos, cada vez mais, de forma rápida e eficiente”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Destinada ao atendimento de casos de urgência e emergência adulto e pediátrico, a UPA Santa Paula acaba de implantar uma mudança no fluxo de atendimento aos pacientes, que resultará na abertura de mais um consultório no pronto atendimento adulto. Com essa mudança, serão quatro médicos atendendo nos consultórios do pronto atendimento adulto, onde o fluxo de pacientes é maior, e outros 2 ficam na pediatria, onde o fluxo de pacientes e tempo de espera de atendimento é menor. Outro médico ficará exclusivo para acompanhar os pacientes em observação ou que dão entrada em estado grave diretamente no setor de emergência. Antes da mudança, apenas três médicos ficavam nos consultórios do pronto atendimento adulto.

A diretora técnica da UPA Santa Paula, Kelly Maria Silveira, destaca que a unidade foi, ao longo dos últimos dois anos, suporte para casos de síndrome respiratória na cidade, e com a remissão da pandemia, a unidade volta ao seu perfil habitual de atendimento e mudanças como esta que está ocorrendo é reflexo disso. “A UPA busca sempre um atendimento seguro, eficiente e com humanização aos pacientes, desse modo, a inclusão de mais um médico no pronto atendimento adulto vai nos ajudar a oferecer uma assistência cada vez melhor na unidade”, declara a médica.

A UPA Santa Paula atende em média 9 mil pacientes por mês, sendo quase 6 mil pacientes adultos e 3 mil crianças. Sempre é válido relembrar que a UPA é uma unidade destinada a casos de urgência e emergência, como, por exemplo, crise respiratória, suspeita de infarto, febre alta, ferimentos e lesões.

(Com informações da Ass. de Comunicação da UPA Santa Paula).