Unacon Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí (PA), oferta serviços à comunidade e inicia campanha para doação de cabelos

(16/10/2019) – A Unacon Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí (PA) está lançando o projeto ‘Amor Crescido’, para incentivar a doação de cabelos e lenços a serem utilizados em pacientes oncológicos, que se submetem a tratamentos de quimioterapia e radioterapia. A iniciativa será oficialmente implantada em 28 de outubro, ‘Dia D’ da campanha de combate ao câncer de mama, e prevê palestras, exames gratuitos e outras ações sociais. O nome da campanha vem da planta do mesmo nome, utilizada como remédio fitoterápico para tratamentos renais, queda de cabelo, analgésico, cicatrizante, benefícios comprovados por trabalhos científicos desenvolvidos pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (IEPA).

Durante todo o mês de outubro, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, estará com uma extensa programação voltada para a campanha Outubro Rosa. No dia 16, as ações foram conduzidas pela equipe multidisciplinar e, no dia 18, ofertados vários serviços, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em uma das praças da cidade. Entre eles, exames preventivo de câncer de colo de útero, testes rápidos de sífilis e HIV, emissão de cartão SUS e um estande para orientação sobre a doença. No dia 28, consta palestra com o oncologista Jânio de Jesus.

A Unacon Dr. Vitor Moutinho é uma unidade do governo do Estado do Pará, implantada por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e administrada pelo INDSH desde 2016, com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes, oferecendo aos pacientes da região a possibilidade de realizar o tratamento mais perto da família.