Unacon, em Tucuruí (PA), administrado pelo INDSH, vai oferecer radioterapia e começa estruturar Serviço de Cuidados Paliativos

Até janeiro de 2019, a assistência no tratamento de câncer oferecida para usuários atendidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí (PA), administrado pelo INDSH, será complementada com a oferta do atendimento em radioterapia.

Hoje, a unidade oferece consulta ambulatorial com rádio-oncologista, na qual o usuário passa por avaliação com o especialista, que orienta como será o tratamento, a duração e o que fazer após o término, diminuindo a ansiedade dos pacientes. O procedimento de radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células proliferem. Estas radiações não são visíveis e são indolores.

A assistência oncológica no sudeste paraense iniciou em abril de 2016 com a inauguração da Unacon e vem sendo ampliada gradativamente, para uma população estimada em 1,8 milhão de habitantes, que passou a dispor de consultas especializadas em oncologia clínica e cirúrgica.

São realizadas cerca de 800 consultas mensais e desde julho daquele ano, a unidade passou a ofertar o serviço de quimioterapia, com a capacidade de 450 sessões mensais, entre outros serviços como endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, laboratório de análises clínicas e radio oncologia, psicologia, nutricionista e fisioterapia, que foram estruturados nos meses seguintes. Com os serviços, os usuários permanecem na região, junto de suas famílias, além de reduzir o deslocamento para Belém ou outros centros de oncologia.

De acordo com Thiarle Dassi, diretor executivo da Unacon, o serviço está sendo implementado com adequações e melhorias do espaço na unidade, atendendo normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com a construção de uma área para atendimento multiprofissional, entre eles, fisioterapia, nutrição e fisioterapia, além do setor administrativo, que atualmente ocupa a área da radioterapia.

“Serão promovidas, ainda, adequações para funcionamento da unidade de internação oncológica, dentro do Hospital Regional de Tucuruí, entre outras necessidades relacionadas aos recursos tecnológicos. O principal benefício é o tratamento de radioterapia para todos os usuários”, afirma.

Biópsias

Com relação às biopsias, em setembro, os protocolos de acesso aos serviços da Unacon foram revisados, juntamente com a Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e, desde outubro, estão sendo focalizados os cinco principais tipos de câncer estabelecidos para Unacons (mama, próstata, colorretal, colo do útero e estômago). “Com isso, as biopsias passaram a ser realizadas pela unidade, facilitando e agilizando o acesso dos pacientes nesta condição”, explicou o gestor.

Thiarle Dassi adiantou também que a Unacon está estruturando o Serviço de Cuidados Paliativos. Ele será disponibilizado aos pacientes oncológicos em atendimento na unidade a partir deste mês, com atendimento da equipe multiprofissional também voltado para orientação aos familiares e/ou cuidadores.

Serviço:

A Unacon, que é referência no tratamento de câncer no sudeste paraense, funciona em Tucuruí, em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones (94) 3778-4928 e (94) 3778-4599.

(Por Vera Rojas – Ag. Pará).