UPA Campos Sales, em Manaus, agiliza exames e passa a contar com laboratório próprio de análises clínicas

UPA Campos Sales, em Manaus, agiliza exames e passa a contar com laboratório próprio de análises clínicas

Já está em funcionamento na UPA Campos Sales, em Manaus, um laboratório de análises clínica próprio. A unidade, administrada pelo INDSH, faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN). Com isso, a unidade passou a ter mais agilidade na liberação dos resultados de exames laboratoriais dos pacientes, aumentando a capacidade de realização de exames específicos, como a gasometria, que avalia o equilíbrio ácido-básico e a oxigenação sanguínea do paciente, o que proporciona um diagnóstico mais preciso.

De acordo com o farmacêutico-bioquímico Rafael Brito, coordenador de laboratório do CHZN, o tempo de espera pelo diagnóstico e o próprio atendimento se tornou mais curto. “Antes, o paciente coletava o material na UPA e, posteriormente esse material era encaminhado para o laboratório do Hospital Delphina Aziz”.

Aumento da demanda

Com a pandemia do coronavírus na capital do Amazonas, a importância da existência de um laboratório a UPA passou a ser imprescindível. Com o pico da doença, a demanda de exames laboratoriais na unidade aumentou. A UPA Campos Sales realiza por mês, em média, sete mil exames laboratoriais, além de testes rápidos para diagnosticar doenças como dengue, malária e HIV.

A UPA Campos Sales atende “porta aberta” para atendimento de urgência e emergência, com demandas para clínica médica, pediatria e cirurgia, além de atendimento de traumas.