UPA Campos Salles, em Manaus (AM), promove semana de orientações sobre câncer de mama

A UPA Campos Salles, em Manaus (AM), promoveu de 19 a 22 a Semana de Educação em Saúde, alusiva à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

De acordo com a enfermeira Adélia Sampaio, o objetivo do evento, destinado aos usuários e usuárias da unidade, foi sensibilizar a comunidade em relação a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero. “Por mais que sejamos uma unidade de urgência e emergência nós entendemos que o serviço de atenção básica é importante, então pensamos em realizar essas orientações de educação em saúde para sensibilizar a nossa comunidade em relação a importância da prevenção do colo do útero e mama, para que eles saibam os serviços que são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde e também onde realizar os exames”.

O evento se estendeu também aos profissionais da UPA, que participaram de uma Roda de Conversa com a médica clínica Angélica Menezes e puderam tirar suas dúvidas e receber orientações. A médica ressaltou a importância da conscientização da prevenção sobretudo do autoconhecimento do corpo. “O mês de outubro é voltado para a conscientização das mulheres, para alertar sobre o risco de ter os canceres de colo de útero e de mama, então conversar com as colaboradoras que estão voltadas a área da saúde, é uma forma de alertar minhas colegas a realizar também o auto cuidado, pois muitas vezes a gente cuida dos outros e esquece de cuidar da gente”.

Para a líder de atendimento da UPA, Tatiane Vilaça, o evento foi importante e uma forma de incentivo para atenção para si próprio. “É uma forma de motivar a gente a procurar fazer o exame, para que a gente se olhe em primeiro lugar, esse auto cuidado é uma forma de amor para nós mesmo”.    

(Com informações da Assessoria de Imprensa da UPA Campos Salles).